Após um semestre de austeridade e confiança na base, a gestão de Duílio fez sua primeira contratação, e foi badalada. Em julho de 2021, o Timão anunciou a chegada do meia Giuliano, que estava livre no mercado após rescindir com o Istanbul Basaksehir, da Turquia. O atleta assinou contrato até dezembro de 2023.
Quase uma semana depois, o Corinthians anunciou o retorno de Renato Augusto ao clube. A negociação se deu nos mesmos moldes de Giuliano, pois o clube alvinegro esperou Renato se desvincular do Beijing Guouan, da China, para arcar apenas com os salários do atleta e a comissão do empresário. O camisa 8 tem vínculo com o Timão até dezembro de 2023.
Sonhando alto, a diretoria do Corinthians trouxe mais um reforço de peso para o clube: o atacante Róger Guedes. A negociação no entanto se tornou uma verdadeira novela, já que o Timão tinha acerto com o jogador, mas esperava ele conseguir a rescisão com o Shandong Taishan, da China. Após um mês de negociações, Róger Guedes foi anunciado no final de agosto. Ele assinou contrato até agosto de 2025.
Horas após o anúncio de Róger Guedes, o Timão anunciou a chegada do goleiro Carlos Miguel, que estava sem clube após rescindir contrato com o Internacional. O 'goleiro mais alto do Brasil', com 2,04m, ainda não estreou pelo Corinthians, e possui contrato até dezembro de 2023.
Dias após a chegada de Róger Guedes e Carlos Miguel, o Corinthians anunciou a primeira contratação por empréstimo na gestão de Duílio. Trata-se do lateral-direito João Pedro, cedido pelo Porto. Na reserva de Fagner, o defensor teve poucas oportunidades e não convenceu a Fiel torcida. A avaliação da diretoria também não foi positiva, e o jogador retornará a Portugal, pois seu vínculo com o Timão se encerrou no dia 30 de junho de 2022.
Ainda no final de agosto de 2021, o Corinthians anunciou o retorno do meia-atacante Willian, tornado o elenco alvinegro um dos mais badalados do Brasil. O jogador chegou ao Timão após rescindir o vínculo com o Arsenal e rejeitar propostas de clubes europeus. Willian assinou contrato com o Timão até dezembro de 2023.
Com a vaga para a Libertadores garantida, o Corinthians seguia ambicioso no mercado, apostando em jogadores de alto, porém calibre livres no mercado. Visando a temporada de 2022, o clube anunciou em dezembro o retorno do meia Paulinho, inflando ainda mais a folha salarial de um elenco recheado de estrelas. O meia assinou até dezembro de 2023. Paulinho vinha sendo importante na temporada, mas acabou rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo contra o Fortaleza, no começo de maio, e só deve retornar em 2023.
O primeiro jogador contratado em 2022 pela gestão de Duílio foi o lateral-esquerdo/zagueiro Bruno Melo, emprestado pelo Fortaleza até dezembro de 2022. O polivalente defensor vem recebendo poucas chances com Vítor Pereira.
O Corinthians seguiu reforçando o setor defensivo e anunciou a chegada do zagueiro Robson Bambu, O defensor chegou por empréstimo de um ano junto ao Nice, da França. O Timão está pagando integralmente o salário do atleta, que recentemente perdeu prestígio com Vítor Pereira.
No final de janeiro de 2022, Duílio fez a sua primeira contratação onde teve que dar uma compensação financeira para um clube. No caso, o Corinthians adquiriu 50% dos direitos econômicos do goleiro Ivan, que pertencia a Ponte Preta. Com apenas duas partidas, o arqueiro foi envolvido na negociação por Yuri Alberto, portanto, atuará por empréstimo no Zenit até junho de 2023. Os clubes fixaram em 5 milhões de euros (R$ 27,6 mi na cotação atual) o passe do atleta, que está sob contrato com o Corinthians até o final de 2024.
Em busca de um centroavante, o Corinthians aproveitou uma oportunidade de mercado e contratou o atacante Júnior Moraes. O atleta teve o seu contrato suspenso com o Shakhtar Donestk após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, e assinou com o Timão até dezembro de 2023.
Aproveitando a suspensão imposta pela Fifa dos contratos de jogadores do futebol russo e ucraniano, o Timão novamente foi ousado no mercado e anunciou o retorno de Maycon, cedido por empréstimo pelo Shakhtar Donestsk até dezembro de 2022. Um dos mais importantes jogadores no ano, o camisa 5 sofreu uma lesão na coxa direita, e está fora por tempo indeterminado.
Ainda no primeiro semestre, o Timão anunciou a chegada do lateral-direito Rafael Ramos. O português chegou do Santa Clara, da primeira divisão portuguesa, até junho de 2024. Em campo, o atleta vem fazendo boas partidas, mas se envolveu em polêmica com Edenílson, que o acusou de ter usado a palavra 'macaco' durante o empate por 2 a 2 com o Internacional.
Até a chegada de Balbuena, o centroavante Yuri Alberto foi a última contratação feita por Duílio Monteiro Alves. O atleta de 21 anos chegou por empréstimo até junho de 2023. Yuri pertence ao Zenit, da Rússia, e tem valor fixado em 20 milhões de euros (R$ 110,9, milhões na cotação atual). O jogador foi a primeira contratação do clube alvinegro na janela do meio do ano de 2022.
Corinthians, 2022, contratações
Teve algumas bolas fora.mais valeu o esforço do presidente.bolas foras o bambú,joao pedro, junior morais