Du Queiroz é a grande dúvida do Corinthians para o jogo desta terça-feira contra o Boca Juniors, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. O jovem volante será avaliado ao longo do dia para saber está apto para o jogo da ida das oitavas de final da Libertadores.
Sem Cantillo, suspenso, Paulinho e Maycon, lesionados, e Renato Augusto, dúvida por dores na panturrilha, o técnico Vítor Pereira tem como opções de meio-campo apenas Roni e Giuliano.
Essa dupla tem presença praticamente garantida em campo. A questão que paira sobre Du Queiroz, porém, é mais profunda do que parece: caso ele não jogue, Vítor Pereira precisará estudar uma série de possibilidades para montar o meio-campo, a maioria delas mudando funções de outros jogadores.
Presente nas seis partidas do Timão na Libertadores até aqui, o volante se tornou peça-chave na equipe de Vítor Pereira. Das 29 partidas sob o comando do técnico português, em apenas duas o jovem não esteve, seja como titular ou entrando como reserva.
Du Queiroz, na Libertadores, tem os seguintes números: dez desarmes completos em seis partidas, média de 24 passes completos e 4,33 incompletos por jogo e um gol anotado (contra o Boca, na Bombonera).
Sem ele, o Corinthians perde qualidade da saída de jogo, característica que o jovem aprimorou com Vítor Pereira. Ao longo da temporada, vem mostrando boa capacidade de fugir da pressão no meio-campo e clarear a jogada quando atua na primeira linha. Quando atua na segunda, chega na área para finalizar. São duas assistências e um gol até aqui.
Na marcação, Du costuma ser o "motor" do meio, pressionando em uma faixa importante do campo ou fazendo a cobertura durante a pressão do ataque. O Timão perde intensidade na marcação.
As opções
Uma das possibilidades que o treinador tem é deslocar Willian para a função de armador, enquanto Giuliano e Roni atuam mais atrás.
Nos últimos jogos, o camisa 10 do Timão tem cada vez mais flutuado no campo de ataque corintiano, sem uma posição fixa, mas partindo do lado esquerdo na maioria das vezes.
Com isso, é possível explorar a possibilidade diante dos argentinos, enquanto Adson (ou até Lucas Piton) e Gustavo Mantuan, por exemplo, podem atuar nas pontas.
Caso queira manter alguém da posição, Vítor Pereira pode optar pelo jovem Xavier, volante mais marcador na primeira linha, e atuar com Giuliano e Roni com mais liberdade. Xavier, porém, tem jogado pouco e é a opção menos provável no momento.
Caso Renato Augusto tenha condições físicas de jogar, o camisa 8 deve assumir uma posição no meio-campo ao lado de Roni e Giuliano.
Além disso, Vítor Pereira tem também alguns jovens da base sendo relacionados, como Guilherme Biro e Matheus Araújo, meio-campistas de mais criação. Estes, naturalmente, estão entre as últimas opções. O meio-campista Luan não tem sido relacionado para as partidas, e tende a continuar assim.
Uma escalação mais "conservadora", se pelo menos um entre Renato e Du tiver condições de jogo, seria formada por: Cássio, Fagner, João Victor (Robert), Raul Gustavo e Lucas Piton (Fábio Santos); Du Queiroz (Renato Augusto), Roni e Giuliano; Mantuan, Willian e Róger Guedes.
As confirmações de desfalques e relacionados saem uma hora antes da partida entre Corinthians e Boca Juniors, que começa às 21h30 desta quarta-feira, válida pelas oitavas de final da Libertadores.
Corinthians, 2022, Libertadores
Piton de volante vai bem
Vixi
Põe o Bruno melo ou o Bruno mendes de volante o Roni não dá é muito fraco
É melhor colocar o Bruno Mendez de primeiro volante do que arriscar a perder o Roni expulso no primeiro tempo.