Nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), Corinthians e Boca Juniors se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Jogando em casa, na Neo Química Arena, o Alvinegro conta com desfalques e dúvidas preocupantes no setor de meio de campo. Assim, Vitor Pereira deve fazer alterações e, possivelmente, improvisos. Para o duelo, o elenco corintiano já tem três desfalques certos para o setor. Maycon e Paulinho seguem se recuperando de lesões e, assim, não estão à disposição do treinador. Além deles, Cantillo recebeu gancho da Conmebol pelo cartão vermelho que tomou justamente contra o Boca Juniors, na fase de grupos, e também desfalca a equipe.
Como se não bastassem essas ausências, VP terá, ainda, duas dúvidas. Du Queiroz deixou o campo com dores no clássico do último sábado, contra o Santos, e foi substituído no intervalo por Giuliano. Enquanto isso, Renato Augusto ficou de fora do jogo contra o Santos devido a um desconforto e é dúvida. Assim, Vitor Pereira terá que encontrar alternativas no elenco do Corinthians para montar o meio de campo. Após o jogo contra o Santos, o treinador abordou o tema e se mostrou preocupado.
"Primeiro, vou ter que definir o time e não é fácil. Se Du Queiroz, Cantillo, Renato ficarem todos de fora, vou ter que virar professor pardal outra vez", disse.
Opções
Se é possível dizer que há uma notícia boa para Vitor Pereira, Giuliano vive um bom momento após marcar dois gols diante do Santos, na goleada por 4 a 0 válida pela Copa do Brasil. Assim, o camisa 11 deve ser titular diante do Boca.
No restante do meio de campo, Renato Augusto e Du Queiroz, apesar de serem incógnitas, podem receber a titularidade. Caso não apresente condições de começar jogando, a dupla terá que ser substituída e, a partir daí, o técnico terá que pensar nas alternativas. Roni é um dos nomes mais prováveis para preencher a vaga nesse cenário. Apesar de ser alvo de críticas da torcida, o meia pode ser um substituto para Renato Augusto na articulação das jogadas.
O desfalque mais preocupante, caso se confirme, é o de Du Queiroz. Responsável pela marcação no meio de campo, o volante é tido como jogador praticamente insubstituível no Corinthians, sendo o líder de desarmes da equipe no Brasileirão segundo o FootStats. Seu perfil é dificilmente encontrado em outros jogadores do mesmo nível disponível, tanto que, mesmo com a chegada de Maycon, Du manteve-se entre os titulares e inclusive marcou o gol corintiano no empate por 1 a 1 contra o Boca, pela fase de grupos da Libertadores.
Piton no meio
Assim, caso Du Queiroz não esteja à disposição de VP, as duas principais alternativas são Xavier, que também é primeiro volante, e Lucas Piton, lateral que já foi improvisado no meio de campo no empate contra o Santos, no último sábado. "Hoje colocamos o Piton por dentro como mais um teste para ver se ele conseguia ajudar por ali. Vamos imaginar que o Renato não volta e o Du Queiroz fica fora, sem Cantillo, sem Maycon, sem Paulinho. Vamos tentar, mas com tantas perdas temos que inventar", explicou o treinador sobre as opções para repor os possíveis desfalques.
Apesar de ser, como o técnico falou, uma invenção, a alternativa de Piton pode ser justificada por suas características. O lateral costuma ajudar bastante no ataque, mostrando capacidade de criação. Além disso, como a própria posição exige, o jogador tem características de marcação. Já Xavier é uma opção mais segura para o Corinthians, o que pode fazer com que o jogador ganhe a titularidade, tendo Piton como substituto. Volante de origem, o jogador ganhou minutos na Copa do Brasil e pode ser utilizado por VP caso Du não jogue. Ao todo, no entanto, o camisa 39 foi pouco utilizado.