Dois dos principais times do Campeonato Brasileiro deste ano e candidatos ao título segundo sites de apostas como o
sportingbet 365, Corinthians e Palmeiras são rivais históricos. Com o Timão na caçada do rival, vale a pena lembrar um jogo marcante, ocorrido há 40 anos, e que teve como desfecho final uma grande vitória corintiana.
No dia 1 de agosto de 1982, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram no Estádio do Morumbi em duelo válido pelo Campeonato Paulista daquele ano. O Corinthians vinha com uma equipe cheia de craques e também jovens jogadores. A mescla deu certo e, naquele ano, o Timão acabou ficando com o título da competição.
A caminhada rumo à conquista foi abençoada com uma vitória sobre o grande rival, em um jogo para pouco mais de 40 mil pessoas. Foi uma tarde inesquecível de domingo, que certamente ainda ecoa na mente do torcedor do Corinthians mais antigo. Afinal, aquele time tinha craques como Wladimir, Sócrates e Biro-Biro
O Corinthians entrou em campo com: Solito; Alfinete, Gomes, Mauro, Wladimir, Paulinho, Sócrates (Eduardo Amorim), Zenon, Ataliba, Casagrande e Biro-Biro.
Técnico: Mário Travaglini
Já o Palmeiras, que vivia uma fase de reformulação e seca de títulos, jogou com Gilmar; Benazzi, Luís Pereira, Polozzi, Jaime Bôni, Rocha, Célio, Jorginho, Barbosa, Aragonés (João Marcos) e Baroninho.
Entre tantas estrelas, o grande destaque daquela partida foi um jovem de 19 anos que começava a chamar atenção da crônica esportiva, da diretoria do clube e, claro, da torcida. Com longos cabelos e mais de 1,90m, Casagrande foi o grande nome do jogo contra o rival.
Ele foi o autor de 3 dos 5 gols que garantiram a vitória corintiana. Sócrates e Biro-Biro complementaram a goleada. Vale lembrar que Casagrande marcou três gols a partir dos 37 minutos da segunda etapa, em rápidas estocadas do Timão contra o rival que buscava empatar o placar a todo custo.
O Campeonato Paulista de 1982 foi especial para o Corinthians. A equipe fez a melhor campanha da primeira fase, 31 pontos em 19 jogos. Atrás dele, ficou o São Paulo, que somou 27 pontos.
Os dois times fizeram dois jogos para saber quem ficaria com o título do torneio. No primeiro jogo, vitória do Corinthians por 1 a 0, com gol de Sócrates, aos 14 minutos de 2 tempo. No jogo decisivo, nova vitória corintiana, desta vez por 3 a 1, com gols de Biro-Biro (2 vezes) e Casagrande. O atacante terminou a competição como artilheiro, com 28 gols marcados.
Vale lembrar que o Corinthians já havia goleado o Palmeiras por 5 a 1 em outra oportunidade. A vitória aconteceu em 1952, em duelo válido pela Taça Cidade de São Paulo. Os gols do Timão foram marcados por Carbone (3), Cláudio e Luizinho. As duas vitórias são as maiores goleadas do Corinthians contra o rival no histórico dos confrontos.
Esse eu tava la na arquibancada inesquecível