17/6/2022 09:30

Trauma de guerra pode ter agravado lesão de Júnior Moraes

Atacante tem desfalcado o Timão devido a urticárias no rosto; departamento médico do clube entende que problema pode ter relação com questões emocionais

Trauma de guerra pode ter agravado lesão de Júnior Moraes
Uma lesão incomum entre jogadores de futebol tem feito com que o atacante Júnior Moraes desfalque o Corinthians. Para facilitar a compreensão, o clube vem chamando de alergia o problema enfrentado pelo atleta, que há mais de um mês lida com feridas na pele do rosto e na região da boca. Já de forma mais técnica, o termo adotado pelos médicos é urticária espontânea.



Júnior Moraes realizou diversos testes alérgicos, mas não foi possível diagnosticar a origem do problema. De acordo com os exames, as feridas não são causadas por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro fator externo.

Assim, o departamento médico do Corinthians passou a suspeitar que as urticárias tenham relação com questões emocionais, principalmente pelo fato de o atleta vir de um momento traumático, em que teve de deixar a Ucrânia às pressas por conta da guerra no país. Até então, o atacante nunca tinha tido esse tipo de irritação na pele.

– O aspecto emocional é um agravante para quem já tem urticária, mas não o causador. Há pessoas em situações super tranquilas ou de férias, por exemplo, que têm o mesmo sintoma que o Júnior está apresentando. Provavelmente, se ele estivesse em outras condições, a lesão na pele também teria aparecido, mas de forma mais leve – explica Luís Felipe Ensina, coordenador do departamento científico de urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

A primeira vez que Moraes se queixou das urticárias foi justamente na véspera do primeiro gol dele pelo Corinthians, diante da Portuguesa-RJ, em 12 de maio. Na ocasião, ele teve de ir ao hospital na madrugada.

Por conta do problema, o atacante foi desfalque nos jogos contra Juventude, no último domingo, e Athletico-PR, na quarta.

– Existe cura para essas urticárias, e ela acontece naturalmente, não tem nenhum tratamento que vai curar, a gente faz tratamento para manter os sintomas controlados até o dia que a cura vier. O tratamento é 100% eficaz, a pessoa fica sem sintomas – explica o médico Luís Felipe Ensina, que complementa:

– Tem pessoas que respondem muito rápido ao tratamento, tem gente que é mais refratário e precisa de mais medicação. Entre 40% a 60% dos casos são tranquilos. O restante é mais complicado, aí precisa de medicação mais complexa, talvez associar diferentes medicamentos.

A presença de Júnior Moraes no duelo entre Corinthians e Goiás, no domingo, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, ainda é incerta. O jogador passou a ter ainda mais importância no elenco alvinegro por conta da saída de Jô, que rescindiu contrato na semana passada, diminuindo a oferta de atacantes à disposição do técnico Vítor Pereira.

Contratado em março, o jogador de 35 anos disputou 13 jogos pelo Timão, sendo seis como titular, tendo um gol anotado.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2967 visitas - Fonte: globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

JORGE LUIZ     

Isso é desculpa porque ele é ruim de futebol perna de pau fracassado e os trouxas dos dirigentes do Corinthians engole qualquer sapo

Kleber Vellenev     

Isso é doença venéria, sai comento tudo que é vagabunda que aparece!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade