9/6/2022 09:18

Internacional emite nota de apoio à Edenilson

Clube gaúcho foi forte em suas palavras

Internacional emite nota de apoio à Edenilson
Nesta quarta-feira (8), a 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre recebeu a resposta do laudo pericial do Instituto-Geral de Perícias a respeito do suposto caso de injúria racial envolvendo Rafael Ramos, do Corinthians, contra Edenílson, do Internacional, no empate por 2 a 2, no Beira-Rio, no dia 14 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. O ESPN.com.br teve acesso ao documento, que afirma que quatro vídeos foram divulgados pela análise, mas salienta não foi possível identificar que Rafael Ramos teria dito a palavra "macaco", dizendo que é avaliação é "inconclusiva".



Após a notícia repercutir, Edenílson expressou sua revolta em suas redes sociais. Em sua conta no Instagram, o volante colorado mudou seu nome para "Macaco Edenílson Andrade dos Santos".

Além disso, em seus Stories, o jogador da equipe gaúcha desabafou."Não iriam nos calar? Já nos calaram", escreveu."Se ofendidos, aceitem. Finjam que não escutaram. É uma luta desleal. É uma luta INCONCLUSIVA!", disparou, abusando da ironia.

O Inter, por sua vez, emitiu forte comunicado e mostrou apoio ao seu atleta.

"A luta contra o racismo é constante, e não podemos recuar, oferecendo todo o suporte a quem tem coragem de enfrentá-lo", escreveu o Colorado, em suas redes sociais.

"O Sport Club Internacional reitera seu apoio a Edenílson e acompanha de perto o caso envolvendo nosso atleta", completou.

A Polícia do Rio Grande do Sul assegura todas as imagens passaram por um tratamento e foram analisadas de forma técnica, em alta qualidade, frame a frame. De acordo com o documento obtido pela reportagem, nem mesmo com leitura labial foi possível identificar a pronúncia de Rafael Ramos no lance do qual é acusado de cometer injúria racial.

"Por essas razões, é impróprio que a perícia criminal oficial do Estado afirme, com responsabilidade do ponto de vista processual e científico, o que foi proferido pelo jogador na cena questionada", diz o laudo emitido pelo Instituto-Geral de Perícias.

Leia abaixo na íntegra o relatório enviado pelo Instituto-Geral de Perícias à 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre:

O Instituto-Geral de Perícias remeteu hoje à 2a Delegacia de Polícia de Porto Alegre o Laudo Pericial sobre o pedido de perícia de leitura labial acerca dos fatos ocorridos em jogo no Estádio Beira Rio em 14 de maio.

Quatro vídeos foram enviados para análise. Um deles foi selecionado, por apresentar maior extensão da cena questionada e melhor qualidade de sinal. As imagens foram tratadas com softwares de melhoramento e apresentaram qualidade suficiente para análise. Da cena questionada, foram extraídos 41 frames.

Não sendo possível identificar os movimentos realizados na porção interna da cavidade oral do jogador de camiseta branca, é tecnicamente inviável localizar todos os vestígios que definem a sequência de consoantes e vogais emitidas.

A maior parte dos gestos que compõem a fala ocorrem justamente no ambiente intraoral ou em outras porções internas, como a faringe e a laringe. Nem em vídeos com excelente qualidade de imagem é possível obter as informações do que se passa na parte não visível do aparelho fonador.

Sobre o pedido de exame pericial de leitura labial, ressalta-se que não foi encontrada metodologia científica, aplicada à análise forense de vídeos, que sustente esse tipo de trabalho. Existem apenas publicações sobre percepção visual da fala e aprendizagem de leitura labial. Além disso, o registro enviado não possui o som das falas que interessavam à investigação, tornando impossível a perícia de áudio.

Por essas razões, é impróprio que a perícia criminal oficial do Estado afirme, com responsabilidade do ponto de vista processual e científico, o que foi proferido pelo jogador na cena questionada.

O Laudo afirma que “sem que haja o respectivo sinal sonoro para realização de adequada análise percepto-auditiva e acústica, é conceitualmente inviável a definição confiável e inequívoca da pauta sonora proferida por um indivíduo a partir, exclusivamente, das informações relativas aos gestos articulatórios componentes que sejam exteriormente visíveis (como os de lábios e mandíbula)”.

O documento afirma ainda que “resultados advindos da tentativa de mapeamento do que teria sido enunciado por um locutor questionado em uma imagem sem o áudio de fala associado (e consequente sinal acústico) seriam meramente exploratórios, representando muito mais conjecturas em torno de possibilidades anatomofuncionais do que evidências materiais per se”. O Laudo Pericial possui 40 páginas e é assinado por dois peritos criminais da Seção de Áudio e Imagens do Departamento de Criminalística do IGP.



Corinthians, 2022, Rafael Ramos, Edenilson


VEJA TAMBÉM
- Criciúma x Corinthians: Onde assistir e prováveis escalações
- REENCONTRO HISTÓRICO! Bolasie e Depay se encontram em campo após três anos na Premier League
- VEM OU NÃO VEM? Destaque do Vasco é sondado pelo Corinthians









22689 visitas - Fonte: espn.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Kleber Vellenev     

Não existe cidade mais racista que os Gaúchos!

Kleber Vellenev     

Gaúchos fio terra, viados filhos da puta, não tem que vender o Bruno Mendes para esse passa fome que só falam e fazem merda!

Valter Campos     

Internacional tem que devolver o zagueiro do Corinthians ou paga o valor

Claudio Parretti     

Esse sem vergonha do edenilson agora deveria ser humilde e pedir desculpas para o Rafael Ramos e essa desculpa tem que ser em público para que todo mundo saiba que ele errou devendo pedir mil desculpas. Caso ele não peça desculpas em público deverá ser processado criminalmente e civilmente com indenização alta para que ele possa aprender e nunca mais tirar conclusões erradas prejudicando o companheiro de outro clube com tb com outras pessoas

Cicero Sousa     

Se não tem como provar, processo em quem acusou .

Edynaldo Leite     

Tds os clubes brasileiros inclusive o Corinthians tem a obrigação de prestar apoio ao Edenilson,

Um estado porto alegre. Quer mais racismo que esta cidade ..ipocresia

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade