Com 9 pontos conquistados e aproveitamento de 50%, o Corinthians encerrou a primeira fase da Libertadores sob vaias de sua torcida, que assistiu a equipe perder a chance de se classificar em primeiro lugar do grupo E, após o empate contra o já eliminado Always Ready. Uma vitória em casa bastaria para o Timão encerrar a fase de grupos no primeiro posto.
O ataque aparece como o grande ponto de interrogação do time comandado por Vítor Pereira. Afinal, o Corinthians teve mais partidas disputadas (6) do que gols marcados na Libertadores (5) até o momento.
Ao lado do Bragantino, foi o pior ataque entre os times brasileiros, apesar da classificação, e o terceiro pior do torneio em geral. Também foi o pior ataque do Corinthians na história da primeira fase, superando 1991, quando o Timão balançou as redes 7 vezes em 6 jogos. Maycon é o artilheiro do time no certame, com 2 gols.
Em contrapartida, a defesa foi a segunda melhor da primeira fase, com 4 gols sofridos, atrás apenas do rival Palmeiras (3) e empatada com outras equipes.
Essa foi a 13a classificação para as oitavas de final da Libertadores na história do Corinthians. Entre essas 13, 2022 foi a pior campanha em 31 anos em número de pontos, superando apenas 1991, quando o Timão se classificou com 6 pontos, também na segunda colocação de seu grupo. Desde então, o time alvinegro havia se classificado em primeiro lugar durante 11 oportunidades consecutivas.
Corinthians, 2022, Libertadores
E nós torcedores teremos que aguentar os sarros, cornetagem, piadinhas.
Infelizmente, acho que veremos a merda do Palmeiras campeão de novo.