Embora a discussão em torno de Róger Guedes tenha ganhado maior holofote nos últimos dias por conta das declarações de Vítor Pereira, que não usou o atacante nos últimos dois jogos, o meia Giuliano é outro jogador que foi fundamental para o Corinthians em 2021 e também tem convivido com o banco de reservas.
Titular em 12 das 28 partidas que a equipe fez na temporada, ele superou recentemente o número de jogos que fez no ano passado, mas com quase 600 minutos a menos disputados.
Em seu ano de chegada, fez 21 jogos, com 1.866 minutos em campo. Agora tem 23 jogos, com 1.286 minutos. A média de minutos jogados caiu de 81,1 por jogo para 55,9 por partida.
Apesar de diminuir sua frequência em campo, Giuliano lidera o ranking de assistências do time na temporada, com cinco passes para gols. Além disso, tem dois gols marcados. No ano passado, deu três passes e marcou três gols em toda a temporada – ele estreou em agosto.
Em conversa com os jornalistas após a vitória por 2 a 0 contra a Portuguesa-RJ, na Neo Química Arena, pela terceira fase da Copa do Brasil, o jogador disse considerar normal o rodízio adotado pelo técnico português.
Após marcar um gol e dar uma assistência neste jogo, o meia entrou por 10 minutos contra o Internacional, ficou no banco os 90 minutos contra o Boca e entrou para jogar 26 contra o São Paulo.
– Não temos titulares neste momento, há uma variação muito grande de jogadores, de formações, de sistema, todos nós somos importantes, iniciando a partida ou não. Temos que estar sempre preparados para ajudar o Corinthians – disse o meio-campista após o gol contra a Lusa-RJ.
Na Libertadores, Giuliano participou de três jogos, sendo titular no empate sem gols contra o Deportivo Cali, na Colômbia. Ele não participou de nenhuma das partidas contra o Boca Juniors, da Argentina.
E os outros reforços?
Renato Augusto também já superou o número de jogos em 2022 (24 a 21), mas tem praticamente a mesma média de minutos em campo. Willian, que sofreu lesão em 2021 e jogou pouco, já quase triplicou seus jogos e tem média em campo bem superior na atual temporada.
Assim como Giuliano, Róger Guedes foi o reforço que perdeu minutos na mudança de temporada. Titular absoluto e quase insubstituível com Sylvinho, ele tinha média de 96 minutos em campo em 2021. Agora, sem a vaga de titular assegurada, caiu para 75,9 por partida.
Ainda assim, números bem superiores aos de Giuliano, como visto no início da reportagem.
Corinthians, 2022, Giuliano, William, Róger Guedes
É assim mesmo, um plantel onde todos jogam, depende do jogo e do eswuema tatico