O Corinthians fecha sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), diante do Always Ready, na Neo Química Arena. Atuando em casa contra clubes bolivianos, são três partidas e três vitórias, com 100% de aproveitamento.
No entanto, será a primeira vez que a Neo Química Arena receberá um clube boliviano. Nas outras oportunidades como mandante, a casa do Timão foi o Pacaembu. Vale mencionar ainda que todos os confrontos disputados contra bolivianos foram pela fase de grupos da Libertadores.
As equipes foram Jorge Wilstermann, na edição de 1999 (placar de 5 a 2), o The Strongest, em 2003 (placar de 4 a 1), e por fim, dez anos depois, em 2013, o San José (placar de 3 a 0). Coincidentemente, os resultados sempre foram com três gols de diferença.
Assim, ao todo, são sete jogos disputados contra times da Bolívia, com um retrospecto favorável: quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente contra o Always Ready, nesta edição, em jogo disputado em abril.
Naquela ocasião, o Alvinegro foi para La Paz e perdeu por 2 a 0, configurando sua primeira derrota para times bolivianos em sua história. Agora, porém, a situação é diferente, já que o clube luta por sua classificação às oitavas de final, enquanto o Always Ready é o lanterna do grupo E.
Neste momento, a configuração da chave é: Deportivo Cali na liderança, com oito pontos, o mesmo que o Corinthians. Boca Juniors, com sete, vem em seguida, com Always Ready em último. Também na quinta às 21h (de Brasília) Boca e Cali jogam na Bombonera, em Buenos Aires, para decidir quem avança na competição.
Corinthians, 2022, Libertadores