18/5/2022 11:11

Atos racistas da torcida do Boca reabre debate sobre o preconceito nos estádios

Arquibancadas ainda servem como espaço de intolerância para muitos torcedores

Atos racistas da torcida do Boca reabre debate sobre o preconceito nos estádios
O futebol é um esporte de muita festa e alegria, no entanto, como tudo na vida, o esporte bretão também tem seu lado obscuro. Infelizmente, as arquibancadas ainda servem como espaço para que multidões destilem preconceito e intolerância.



A homofobia e o machismo, por exemplo, é uma constante em qualquer estádio do Brasil. Mas o racismo explícito no futebol parecia ter desaparecido dos campos da América do Sul nos últimos anos… até as partidas entre Corinthians e Boca Juniors.

Afinal, alguns torcedores do Boca imitaram um macaco em direção a torcida corintiana, tanto no jogo de ida quanto no jogo de volta. Para piorar, esses torcedores ainda não sofreram grandes retaliações jurídicas até o momento. Para se ter uma ideia, o torcedor que cometeu atos racistas em Itaquera saiu da delegacia de São Paulo sob fiança, paga pelo consulado de seu país, e voltou a fazer piadas racistas nas redes sociais ao retornar à Argentina.

As ofensas aconteceram em um momento delicado, no qual um jogador do próprio Corinthians é acusado de racismo: Vitor Pereira supostamente chamou Edenílson, do Internacional, de macaco em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O caso também foi parar na delegacia, onde o colorado registrou uma ocorrência. Caso seja confirmado a suspeita, Vitor Pereira deve ter seu contrato rescindido com o Timão.

Tudo isso demonstra que o racismo estrutural ainda é um problema grave não só no futebol, como na sociedade. E o pior: as vezes ele passa na nossa frente e nem percebemos. Afinal, apelidos de alguns jogadores conhecidos do futebol nacional, como Grafite, Negueba e Somália, são extremamente racistas se avaliarmos com racionalidade.

Fato é que não existe mais espaço para esse tipo de preconceito disfarçado de brincadeira e os torcedores xeneizes devem ser responsabilizados pelos seus crimes de ódio.



Corinthians, 2022, Racismo, Boca Juniors, Vitor Pereira, Edenílson


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









1911 visitas - Fonte: tudotimao.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade