É difícil, mas dá para o Corinthians sonhar em ter o meia Maycon mesmo após o fim do empréstimo com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que acontece em dezembro deste ano.
O Diretor Financeiro corintiano, Wesley Melo, explicou que uma movimentação como essa passaria por um estudo administrativo, de planejamento e que também pelo departamento de futebol corintiano.
- Sobre o Maycon, existe a possibilidade de aquisição. O que a gente faz é, se o professor precisa tecnicamente daquele jogador, indica, vê como fundamental, o presidente Duílio entenda que é importante, ele demanda para que eu faça as contas, para saber se da para fazer um planejamento financeiro ou se o passo é maior que a perna. Essa análise é sempre feita individualmente e sempre levando em consideração o orçamento, posição de caixa e planejamento estratégico. É possível contratar um jogador desse nível? É possível. Vamos fazer as contas, se couber no nosso orçamento a decisão é do presidente, mas ele é inteligente e só vai tomar uma decisão se tiver condições de pagar - destacou Wesley Melo em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (6).
O Corinthians segue um momento de austeridade financeira, mesmo com o superavit orçamentário de R$ 5,6 milhões e a redução de 4% na dívida, o seu endividamento segue superior a R$ 900 milhões. Até por isso, desde o início da gestão atual, presidida por Duílio Monteiro Alves, a estratégia de mercado adotada pelo futebol é a busca por jogadores livres de contrato, para que não seja necessário pagamento de direitos econômicos, ou até mesmo situações de empréstimo como a de Maycon.
Contudo, o camisa 5 poderia ser o primeiro jogador da atual administração corintiana 'abrir exceção', devido a sua importância desde o retorno ao clube alvinegro, no fim de março.
Um fator que pode pesar positivamente para uma possível movimentação de marcado para aquisição de Maycon pelo Corinthians, no fim do ano, é um controle financeiro grande durante esta temporada e uma previsão orçamentária para 2023 que caiba investimentos.
Por outro lado, o meia tem contrato com o Shakhtar até dezembro de 2025 e saiu do clube europeu por um momento extremo, que é o conflito entre ucranianos e russos. O período vivido pelo volante no Velho Continente era um dos melhores desde a chegada do atleta, em 2018, e por tudo isso dificilmente o clube de Donestk irá se desfazer com facilidade do jogador.
Enquanto isso, Maycon segue demonstrando importância para o Timão. Em seu retorno, o corintiano fez oito jogos, somente um entrando no decorrer do jogo, justamente a sua reestreia pelo Timão, contra o Always Ready, na Bolívia. Além disso, marcou os dois gols da vitória corintiana por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, da Argentina, pela Libertadores, na primeira vez que o jogador fez um 'doblete' na carreira.
Transitando entre a primeira e a segunda faixa do meio-campo, Maycon tem apresentado ao Corinthians um leque raro, que une boas condições físicas como alta qualidade técnica.
Maycon, 2022, Corinthians, contratação
Para um presidente que contratou um tecnico portugues que nao conhece o futebol brasileiro e nem o futebol sul americano e agora esta com medo de contratar o jogador o mayconai como disse o caipira tem que bater no senhor Duilio de gato morto ate o gato miar porque e muito melhor contratar o maycon doque pagar um salario absurdo para um tecnico portugues que nao entende do nosso futebol