Corinthians e Bragantino se enfrentam neste domingo, às 18h, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em levantamento da equipe do Espião Estatístico, do ge, é possível notar um ponto de atenção para o Timão: a bola aérea.
Tanto para o bem, como para o mal. Isso porque o Bragantino está no topo das estatísticas de gols em bolas aéreas, dos marcados e dos sofridos. De 36 feitos, 26 foram pelo alto, totalizando 72,2% dos tentos da equipe de Bragança.
Analisando os números de gols sofridos, porém, o Timão mostra que não está sofrendo acima da média. Dos 19 gols tomados na temporada pelo Corinthians, sete foram em jogadas aéreas (36,8%). Mas, recentemente, o time sofreu com isso.
No clássico contra o Palmeiras, pela terceira rodada do Brasileirão, o Corinthians sofreu dois gols idênticos: bola cruzada na primeira trave, em cobrança de escanteio, e bola na rede do Timão.
Destes sete gols de boa aérea, seis saíram de escanteios. O principal lado de atenção é o direito. Cinco aconteceram quando a cobrança foi daquele lado.
Analisando a tabela abaixo, é possível ver que o Corinthians ocupa uma boa posição no quesito "times que mais sofrem gols aéreos". O Timão é a 15ª equipe nesse recorte.
Assim como na tabela acima, a de baixo traz os times que mais marcam gols em jogadas aéreas. Como já dito, o Bragantino lidera com 26 de 36. Mas do outro lado, 15 dos 24 sofridos também foram deste jeito.
E o Corinthians, como está? O Timão também fica na parte de baixo deste recorte. Dos 32 gols marcados, 11 saíram na bola aérea, uma porcentagem de 34,4, parecida com a de sofridos.
Vítor Pereira e sua comissão técnica trabalham constantemente as jogadas aéreas nos treinos. Em relatos da assessoria de imprensa, o treinador separa muitas atividades para focar neste aspecto.
Até antes do jogo, no aquecimento, seus auxiliar comandam um trabalho ofensivo e defensivo de bola parada em busca de um equilíbrio maior neste números.
Coritnhians, Brasileirão, jogadas aéreas, 2022, RB Bragantino