O Corinthians entrou em campo na última quarta-feira para enfrentar o América de Cali. A partida era válida pela 2ª rodada da Copa Libertadores da América e terminou com vitória Alvinegra por 1 a 0 na Neo Quimica Arena.
Uma polêmica, porém, aconteceu durante o jogo. Dois garotos foram impedidos de adentrar ao setor Oeste da partida. Diante da repercussão da situação, o Corinthians emitiu nota explicando porque os dois garotos foram impedidos de entrar no estádio para assistir ao jogo.
O Corinthians explicou que se tratava de dois menores de idade, que não tinham acompanhamento de adultos. Posteriormente, os garotos se aproximaram de um adulto e tentaram novamente entrar no jogo. Por fim, foi verificado que o código dos dois ingressos portados pelos garotos já haviam sido utilizado pelos titulares.
O clube falou ainda que clube acionou Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE). Pois se tratavam de menores de idade, então era necessário que a Polícia Civil procedesse à investigação necessária das responsabilidades.
“Finalizando a nota, o Corinthians pediu que atos de racismo devem ser comunicados às instâncias policiais no estádio: Pedimos a todos os nossos torcedores que, ao notarem qualquer ato racista dentro da Neo Química Arena, comuniquem o fato às instâncias policiais e aos colaboradores em vez de simplesmente publicá-las nas redes sociais, a fim de que as providências cabíveis sejam tomadas de forma exemplar pela autoridade legal constituída, em nome da melhor Justiça e da integridade reputacional de uma instituição de 111 anos.”
Corinthians, Neo Química Arena