16/4/2022 08:20

50 dias de Vitor Pereira no Corinthians: Privacidade, intensidade e divisão de tarefas

Técnico fecha treinos, esconde bastidores de vestiário e conta com auxiliares nas tarefas do dia a dia; neste sábado, contra o Avaí, ele vai para o décimo jogo à frente do Timão

50 dias de Vitor Pereira no Corinthians: Privacidade, intensidade e divisão de tarefas
A busca por privacidade tem sido uma das marcas do início de trabalho de Vítor Pereira no Corinthians. Neste domingo, ele completará 50 dias no comando alvinegro sem ter aberto um treino sequer para a imprensa. O português também restringiu os conteúdos divulgados pela TV oficial do clube, que parou de exibir os discursos do técnico nos vídeos de bastidores das partidas, algo que era comum até então.



Essa, porém, é somente uma das diversas facetas do estilo de Vítor Pereira, que neste sábado comandará o Corinthians pela décima vez, diante do Avaí, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Brasileirão.

Jogadores e funcionários do clube relatam que o português tem um estilo cordial, mas exigente, e destacam dois aspectos do trabalho dele: a intensidade dos treinamentos e divisão de tarefas com os membros da comissão técnica.

Logo na chegada de Vítor Pereira, o impacto foi grande, com atletas relatando certa fadiga. Para Fagner, o processo de adaptação é natural, uma vez que uma nova forma de atuar está sendo implementada:

– A gente estava condicionado para jogar em um estilo de jogo e, quando você muda, isso gera uma readaptação. Esse período foi de uma readaptação de estilos de trabalhos diferentes, com uma intensidade diferente, até você se acostumar isso demora uns 20 ou 30 dias. Você tem que ouvir seu corpo, porque mudam estímulos, e com isso seu corpo talvez sinta de uma forma diferente. A equipe já está assimilando bem os trabalhos dele, a tendência é ir melhorando a parte física. Técnica e a tática vêm junto – comentou o lateral-direito.

Os treinamentos são comandados não apenas por Vítor Pereira, mas também pelos outros cinco portugueses que ele trouxe consigo para o Timão. Embora dois sejam analistas táticos, todos têm curso de treinador de futebol da Uefa e participam dos trabalhos no gramado.

Eles comandam aquecimentos, trabalhos específicos por setores e jogadas de bola parada – esta última função fica mais a cargo do auxiliar Luís Miguel.

Nos jogos, um fator também chama a atenção: quando os reservas são chamados para entrar em campo, eles nem sequer falam com Vítor Pereira. Todas as ordens são dadas pelos assistentes.

– Todos eles têm uma sintonia grande. Se você for falar com o Felipe, o Bruno, o Nuno ou o Luis, qualquer um sabe exatamente o que o mister falaria. A sintonia deles é grande, isso ajuda quando precisa tirar uma dúvida ou na hora de entrar no jogo – comenta Fagner.

Outra marca do trabalho de Vítor Pereira tem sido a rodagem constante do elenco. Para se ter uma ideia, apenas nas últimas três partidas ele usou 22 jogadores diferentes. Isso tem relação direta com a sequência de jogos e com as características que o treinador deseja para o time:

– Esse calendário no Brasil é muito exigente, tanto com os mais novos como os mais velhos. Eu não tive a oportunidade de fazer pré-temporada com a equipe, de perceber os tempos de recuperação de cada um deles. Estou tentando perceber a resposta que a equipe dará numa sequência de jogo a cada três dias. O que é claro para mim é que não é possível, se estivermos cansados, jogar com ritmo, dinâmica e pressão que pretendo. A missão pra mim é mesclar um bocadinho os experientes com muita qualidade e os mais novos com muita energia. E manter a equipe num nível competitivo alto – afirmou o comandante alvinegro na última quarta-feira.



Contra o Avaí, novamente o português deve fazer muitas alterações. Com dúvidas, ele relacionou 28 atletas e irá cortar cinco antes da partida.

Até agora, Vitor Pereira tem quatro vitórias, um empate e quatro derrotas no Corinthians, com 13 gols marcados e nove sofridos.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









1794 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade