Com uma péssima atuação, o Corinthians estreou com derrota na Copa Libertadores de 2022 e caiu diante do modesto Always Ready, da Bolívia, por 2 x 0, nesta terça-feira (5). Jogando na altitude de La Paz (3 625 m), o time do técnico Vítor Pereira não teve força para sequer arrancar um empate contra o atual 10º colocado do Campeonato Boliviano.
Errando muitos passes e criando poucas chances de gol, o Corinthians fez uma de suas piores apresentações na temporada 2022 e também em sua história na Libertadores. Com Paulinho e Willian, sem fôlego, Renato Augusto sem criatividade, e errando demais no sistema defensivo, o Corinthians decepcionou diante de um adversário muito inferior tecnicamente.
No início do primeiro tempo, o lateral direito João Pedro, que começou como titular no lugar do lesionado Fágner, cometeu um pênalti pra lá de infantil, logo aos 8 minutos. O lance originou o primeiro gol do time boliviano, que depois disso apenas jogou no contra-ataque, sem ser tão exigido pelo Corinthians. No início da segunda etapa, antes do primeiro minuto, o Always Ready aumentou o placar num lance em que a zaga alvinegra ficou apenas observando a troca de passes e a tranquila finalização de Rodrigo Ramallo.
Dono do 6º elenco mais valioso da Libertadores, o Corinthians caiu para um dos times mais fracos dessa fase de grupos, que tem o 29º elenco mais valioso entre os 32 participantes. Na temporada, o Always Ready tinha apenas 2 vitórias em 7 jogos, com 5 gols marcados e 8 gols sofridos no fraquíssimo Campeonato Boliviano. E só para lembrar, um dos atacantes do time boliviano nesta noite foi o atacante Juan Carlos Arce, o mesmo que participou da campanha do Corinthians no rebaixamento do Brasileirão há 15 anos, em 2007.
Na história da Libertadores, essa foi apenas a 3ª vitória do Always Ready, sendo a 2ª em cima de times brasileiros. Em 2021, também na estreia, o time boliviano bateu o Internacional pelo mesmo placar (2 x 0). Já o Corinthians, que tinha uma vitórias e dois empates jogando na Bolívia, conheceu sua primeira derrota como visitante por lá.
O técnico Vítor Pereira, que começou mal seu trabalho no Corinthians, com três derrotas em três clássicos e uma eliminação na semifinal do Paulistão, estreia agora com derrota diante de um dos piores times da competição. É claro que jogar na altitude é sempre um problema para os times brasileiros. Mas muitas vezes vários já saíram de lá com vitórias tranquilas.
Como visitante, na história da Libertadores, o Corinthians sofreu sua 25ª derrota em 62 jogos, sendo uma das maiores, com esses dois gols de diferença. Depois das derrotas por 3 x 0 para o Cerro Porteño-PAR (na fase de grupos de 1999) e para o Cruz Azul-MEX (fase de grupos em 2003), outras derrotas por 2 gols de diferença fora de casa foram para o Boca Juniors-ARG (1 x 3 nas oitavas de 1991); para o América-MEX (0 x 2 na fase de grupos em 2000); Tigres-MEX (0 x 2 na fase de grupos em 2006); para o Tolima-COL (0 x 2 na fase preliminar, na eliminação que marcou a despedida de Ronaldo); e para o Guaraní-PAR (2 x 0), nas oitavas de 2015.
#corinthians #timao #alvinegro #opiniao #estreia #libertadores