O Corinthians anunciou ontem (31) o retorno do volante Maycon por empréstimo até o fim desta temporada. Revelado no terrão do Parque São Jorge, o jogador ganhou fama no futebol brasileiro ao jogar como um segundo homem do meio campo, ajudando na marcação e também subindo ao ataque e eventualmente marcando gols. Depois da passagem pela Europa, no entanto, o reforço do Timão aprendeu também a jogar mais recuado.
No Shakhtar Donetsk, sob o comando do hoje botafoguense Luís Castro, Maycon ganhou espaço e respaldo entre os titulares atuando como primeiro volante, sendo o responsável pela saída de bola numa função de regente — um organizador mais recuado. Sem a bola, mesmo não sendo sua especialidade, o reforço corintiano não possui dificuldades na composição das linhas de marcação e no encurtamento do espaço do adversário.
Durante as três temporadas que defendeu a camisa do Corinthians no elenco profissional, Maycon se destacou pelo vigor físico e capacidade de se adaptar às mais diversas situações — sendo ora um finalizador, ora um marcador. As características que o levaram à Europa já são conhecidas da comissão técnica de Vítor Pereira, que prepara uma conversa com o jogador.
Depois da eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista, o treinador passou a trabalhar em busca de uma formação com maior vigor físico e mais mobilidade — sobretudo no meio de campo. A chegada de Maycon acontece como um presente para o comandante do Timão, que agora estuda o melhor posicionamento para Maycon entre os titulares.
Se colocá-lo como primeiro volante, o jovem Du Queiroz perderá a vaga no time. Caso Vítor Pereira opte por tê-lo mais avançado, a tendência é de haja uma reestruturação do esquema tático, opção que já vem sendo estudada pela comissão técnica desde o início da semana.
O Corinthians aguarda a publicação do nome de Maycon no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para inscrevê-lo na Copa Libertadores. Caso o volante tenha condições de disputar pelo menos 30 minutos da partida com o Always Ready, na Bolívia, deve ser utilizado por Vítor Pereira em La Paz.
#corinthians #timao #alvinegro #maycon #volante #posicao