O Corinthians sofreu para passar pelo Guarani, precisando dos pênaltis para avançar às semifinais do Campeonato Paulista e, mesmo com poucos jogos ainda no comando do time, o técnico português Vítor Pereira já teve seu trabalho criticado. O comandante tem em cinco partidas duas derrotas em clássicos, além do empate com o Guarani e as vitórias sobre Ponte Preta e Novorizontino.
No podcast Posse de Bola #213, Mauro Cezar Pereira afirma que a cobrança ao treinador recém-chegado ao clube é desproporcional. O jornalista destaca que o estadual não é a competição mais importante para o Corinthians na temporada e que não é tão simples mudar o time em tão pouco tempo.
"O Corinthians foi buscar um técnico lá em Portugal, o técnico mais caro do futebol brasileiro, não foi para ganhar Campeonato Paulista, foi para ganhar títulos maiores, isso é óbvio. Então, que se dane o Campeonato Paulista, isso tem que ser encarado como uma pré-temporada, vai tropeçar, vai bater cabeça", diz Mauro.
"Ele está tentando montar um time, está no quinto jogo, com elenco que ele não montou, chegou no meio da temporada. O cara vai levar tempo, é impossível. Eu ouvi umas cobranças, uma coisa insana, inclusive de alguns colegas. Você traz um técnico da Europa para fazer o quê? Quer que faça um feijão com arroz? A linha de quatro, dois volantes, três volantes se possível, marcando, jogar no erro do adversário, contrata um técnico mais barato no Brasil então", completa.
O jornalista afirma que o técnico tem, sim, responsabilidade, mas não foi ele quem montou o elenco do Corinthians e agora seu trabalho é tentar ajustar o time justamente com peças que ele não pediu para que fossem contratadas, sem muito tempo para isso.
"No momento em que você traz um cara de fora, com outra mentalidade, isso vai levar tempo, não vai ser imediato. Aí você vai ter jogos ruins, vai ter tentativa e erro, vai ter uma série de obstáculos. É incrível a dificuldade de entender isso, ou alguém achava que o Vítor Pereira era o mago Merlin, que estava com a varinha e plim: o time começa a jogar como o Carrossel Holandês de 1974? Não vai acontecer", diz Mauro.
"Claro, ele tem a responsabilidade dele, ele sabe muito bem onde ele se meteu, mas o prazo é muito curto para ter progressos assustadores, é óbvio que não vai ter, se tivesse, seria surpreendente, o cara chegar e tudo mudar de uma hora para outra. Acho absurda, insana essa cobrança, o Campeonato Paulista não é relevante para o Corinthians como estão tentando transformar", conclui.
#corinthians #timao #alvinegro #opiniao #vitorpereira #cobranca