Em meio à crise da guerra na Ucrânia, Corinthians oficializou no último final de semana a proposta por Maycon, volante do Shakhtar Donetsk. O clube do leste europeu recebeu no sábado o papel timbrado dos paulistas formalizando oficialmente o interesse em contratar o atleta. Timão deseja contar com o jogador por empréstimo até o final de 2022.
Aos 24 anos, Maycon teve seu contrato suspenso pela FIFA para poder atuar enquanto a Rússia ainda ataca em solo ucraniano. O jogador tem contrato com o Shakhtar até 2025. Ainda, outros clubes chegaram a sondar o meio-campista, mas nenhum formalizou proposta. No elenco, ele viria para suprir a saída de Gabriel, negociado com o Internacional recentemente.
Caso a direção ucraniana aceite a proposta do Timão, ainda será necessário acertar sobre os salários do atleta. No entanto, a direção corintiana vê com bons olhos a negociação.
Timão quer Maycon por empréstimo
Incialmente, Maycon teria interesse em continuar na Europa, porém a vinda ao Corinthians daria outro sentido à sua carreira. O jogador já informou outros clubes que o sondaram que daria prioridade ao time que o revelou.
Mesmo que os ucranianos aceitem ceder o atleta, ainda será preciso acordar a divisão dos pagamentos dos salários. Há otimismo do lado corintiano em relação a um acerto. O principal ponto positivo para o Corinthians no negócio é a identificação de Maycon com o clube paulista que o revelou para o futebol profissional.
As incertezas do leste europeu neste momento conturbado facilitariam a contratação a favor do Timão. Porém, ainda falta o time de Donetsk definir se libera o jogador por um ano ou apenas até a metade de 2022. Entretanto, nem a diretoria corintiana, nem os representantes do atleta se interessam por um contrato curto.
Enquanto não se resolve essa situação, Maycon treina em São Paulo com um preparador físico para manter o ritmo. A janela aberta extraordinariamente pela FIFA segue até 7 de abril. Após isso, o Corinthians teria de esperar até junho para negociar novamente com o atleta.