Embora tenha um setor ofensivo de qualidade, com nomes com Renato Augusto e Willian, o Corinthians ainda tem algumas carências em seu sistema defensivo. Um dos pontos fracos do elenco é a ausência de um volante típico. No momento, Du Queiroz exerce essa função, mas ele não tem a marcação como uma de suas virtudes.
Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes discutiram sobre como a equipe se ressente de um primeiro volante para fortalecer seu sistema defensivo.
"O time do Corinthians é muito bom, mas falta um cinco. Não existe futebol competitivo sem desarme. O Corinthians perdeu para o São Paulo no Morumbi [1 a 0] sendo mais time, mas tomou um gol aso 50 segundos. Du Queiroz não é volante. Ganhou do Red Bull Bragantino por 1 a 0, mas o Bragantino chutou dez bolas da entrada da área. O São Paulo chutou duas, três bolas com o Nestor naquele setor", destacou Vitão.
Para o jornalista, a goleada por 5 a 0 sobre a Ponte Preta, no último domingo, não deve iludir o torcedor sobre as carências do time. Vitão alertou que a falta de um volante típico será fatal para o Corinthians em momentos decisivos da temporada, quando enfrentar seus arquirrivais ou em fases agudas dos principais torneios que disputar.
"Contra essa Ponte Preta, pode jogar sem volante, zagueiro, lateral-direito. Mas não dá para jogar no Allianz Parque, no Maracanã ou no Mineirão com Du Queiroz de cinco, ou com o Renato Augusto, como fez algumas vezes. O Corinthians é o pior dos 16 times [do Paulistão] em desarme. Para ganhar do time pequeno em casa, você fica com a bola o tempo todo e não precisa desarmar o adversário. Mas não será isso o tempo todo", comentou.
Vitão também chamou a atenção para a fragilidade exibida pelo Timão quando está sob pressão de adversários com alguma qualidade ofensiva. "É quase impossível em um clássico contra o Palmeiras, ou contra Atlético-MG e Flamengo, que um time domine o outro por 90 minutos. Quando você não tem o domínio, precisa suportar. O Corinthians não tem jogadores para suportar uma pressão em um momento adverso no jogo. Contra o São Paulo, tomou o gol aos 50 segundos e jogou melhor em 80 minutos. O São Paulo foi melhor no finalzinho. Perdeu o jogo porque não suportou 50 segundos", lamentou.
Por conta dessa necessidade de um jogador mais forte na marcação, Vitão prevê dificuldades no dérbi desta semana. "O Palmeiras deve fazer isso na quinta-feira. Contra São Paulo e Santos, o Palmeiras atacou até fazer o gol. Contra o São Paulo, fez logo; contra o Santos, demorou o primeiro tempo inteiro. Mesmo que não queira, o Palmeiras não vai só dar a bola para o Corinthians. Se por acaso o Palmeiras sair na frente, o Corinthians vai ter que procurar espaços. Não vejo o time preparado para isso. Não vejo ninguém pronto no elenco para fazer essa função. É uma solução que o Corinthians precisa buscar no mercado", finalizou.
#corinthians #timao #alvinegro #opiniao #camisa5 #volante