O Corinthians venceu a Ponte Preta neste sábado (12), por 5 x 0, na Neo Química Arena, e conseguiu sua primeira vitória sob o comando do técnico português Vítor Pereira, que estreou no último sábado com derrota para o São Paulo (0 x 1), no Morumbi, também pelo Campeonato Paulista.
A goleada sobre a Ponte Preta foi a 3º maior do clube em Itaquera, desde 2014, igualando o placar das vitórias sobre o Fluminense (5 x 0 no Brasileirão de 2020) e sobre o Sport Huancayo-PER (5 x 0 na Copa Sul-Americana de 2021). Até os hoje, as duas maiores goleadas são o 6 x 0 sobre o Cobreloa-CHI (Libertadores 2016) e o 6 x 1 sobre o São Paulo (Brasileirão 2015).
Na ótima vitória sobre a Ponte, que praticamente rebaixou o time de Campinas para a Série A2 do Paulistão de 2023, o Corinthians deu 22 finalizações, sendo 9 no gol, 6 para fora e 7 travadas, segundo as estatísticas do SofaScore. Na estreia de Vítor Pereira, no clássico Majestoso, o time havia dado 13 finalizações.
Tirando as finalizações bloqueadas, foram 15 chutes a gol do Corinthians contra a Ponte Preta, quase o dobro que o time tinha em média com o técnico Sylvinho (8,1 por partida). Desde 2020, em 130 jogos, essa vitória por 5 x 0 foi a 10ª partida em que o Corinthians mais finalizou no período.
Ainda é cedo para qualquer tipo de análise de como vai se comportar esse Corinthians de Vítor Pereira, mas por aquilo que foi apresentando no clássico contra o São Paulo e nesse sábado contra a Ponte Preta, dá para ver que a tendência é de um time muito ofensivo. Bem diferente dos últimos treinadores que passaram pelo clube do Parque São Jorge. Talvez, desde o time campeão brasileiro de 2015 não víamos um time tão ofensivo do Corinthians, que ficou marcado por fortes esquemas defensivo, como na era de Fábio Carille.
Na vitória sobre a Ponte, Vítor Pereira começou o jogo com Gustavo Mosquito aberto pela direita, sacando Giuliano da equipe titular. Com esse esquema mais ofensivo, o Corinthians fez um grande primeiro tempo, com 14 finalizações, sendo 5 certas e mais uma trave. Com gols de Renato Augusto, Paulinho e Mosquito, o Corinthians virou com 3 x 0 de vantagem e uma enorme superioridade.
Na segunda etapa, o Corinthians voltou com Adson no lugar de Mosquito, e chegou ao 4º gol justamente com o jovem Adson. Aos 22 minutos, entraram Jô e Giuliano nos lugares de Róger Guedes e Renato Augusto. Depois, aos 32, Mantuam substituir Lucas Piton, atuou pela ala direita e deslocou Fágner para a lateral esquerda. No final do jogo, Mantuam ainda marcou o 5º gol, fechando a goleada.
Assim como no jogo contra o São Paulo, Vítor Pereira variou o esquema tático do Corinthians algumas vezes durante a partida. No clássico, terminou a partida com três zagueiros. É o novo Corinthians, que vai ganhando uma nova cara e um estilo ofensivo com seu novo treinador.
Na próxima quinta (17), o Corinthians terá mais um clássico pela frente e vai enfrentar o rival Palmeiras no Allianz Parque. O primeiro duelo entre os treinadores portugueses Abel Ferreira e Vítor Pereira promete!
#corinthians #timao #alvinegro #opiniao #ofensivo #vitorpereira