Embora o futebol brasileiro seja uma novidade para o técnico Vitor Pereira, o elenco do Corinthians conta com quatro jogadores conhecidos do português por sua experiência no futebol chinês.
Comandante do Shanghai SIPG nas temporadas 2018, 2019 e 2020, o português enfrentou em algumas oportunidades o zagueiro Gil e o atacante Róger Guedes, que atuaram pelo Shandong Luneng, o meia Renato Augusto, que jogou no Beijing Guoan, e Paulinho, ex-Guangzhou Evergrande.
O treinador chegou ao país no final de 2017 para substituir André Villas-Boas e conquistou dois títulos: uma Superliga chinesa em 2018 e uma Supertaça, em 2019.
Paulinho
Em um time que tinha Hulk, Oscar e Elkesson como astros em 2018, o time de Vitor Pereira venceu o campeonato nacional deixando para trás o Evergrande, de Paulinho, que ficou na segunda posição. O título brecou uma hegemonia que vinha desde 2011.
O Shanghai venceu os dois confrontos diretos com o rival: 2 a 1 e 5 a 4. Paulinho fez um gol no primeiro jogo e dois no segundo confronto. Neste, inclusive, o corintiano fez um pênalti em Hulk na parte final da partida. Paulinho, que vestia a 9, jogava ao lado de Ricardo Goulart e Anderson Talisca.
O time de Paulinho seria o campeão nacional novamente em 2019, com o Shanghai em terceiro. Num dos confrontos, em junho, o Evergrande ganhou por 2 a 0. O autor dos dois gols? Paulinho!
Gil e Róger Guedes
Como jogadores do Shandong Luneng, o zagueiro e o atacante também foram rivais de Vitor Pereira. Gil teve confrontos em 2018 e 2019, até retornar ao Corinthians no segundo semestre. Guedes foi adversário até 2020, quando retornou ao Brasil e, posteriormente, acertou com o Timão.
O zagueiro não deixou sua marca contra o time de Vitor Pereira, mas Róger Guedes, sim. Em maio de 2019, o Shandong perdeu por 2 a 1, mas Róger Guedes balançou as redes. Fez um gol logo no início da partida e, na etapa final, teve outro que acabou anulado pelo VAR por impedimento.
Renato Augusto
O meio-campista jogou na China de 2016 a 2020, tornando-se a grande referência do Beijing Guoan.
Um dos confrontos foi marcante: no primeiro jogo da temporada de 2019, ainda em fevereiro, o time de Vitor Pereira conquistou a Supertaça chinesa ao vencer o time de Renato Augusto por 2 a 0.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.