O Campeonato Paulista tem sua tradicional importância no calendário, mas é sabido que muitos jogos do torneio estadual servem apenas como mais um episódio de preparação para os momentos mais importantes do ano, como os casos da Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
O duelo contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, foi assim para o Corinthians. Três dias depois de vencer bem o São Bernardo em casa, o elenco viajou para Ribeirão Preto, suportou o calor, o gramado pesado e arrancou um pontinho com o empate por 1 a 1 num duelo bastante sonolento.
Em seu quarto jogo como interino, Fernando Lázaro administrou o grupo. Nem levou jogadores com risco de lesão (Jô, Fagner e Gil), deixou no banco vários dos atletas principais do time (como Giuliano, Renato Augusto, Willian e Paulinho, que entraram no fim) e deu rodagem ao elenco.
Luan, por exemplo, precisava de um jogo para ser protagonista. Contra o Pantera, recebeu a chance entre os titulares. Fez alguns bons lances, como um passe para Adson e uma bola estranha que acertou a trave. Mas foi muito pouco. Ao menos, não poderá dizer que não teve oportunidade.
Vários outros jogadores que vinham jogando pouco ou que nem tinham estreado ainda foram a campo. Casos de Raul Gustavo, Bruno Melo, João Pedro, Roni, Adson, Gustavo Silva e Cantillo. Durante o jogo, entrou também Xavier, que jogou seus primeiros minutos na temporada.
É claro que entrar num time desentrosado é difícil. Ainda mais contra um Botafogo eficiente, que se defendeu com linha de cinco no primeiro tempo, marcou forte, apostou no contra-ataque, e que na etapa final voltou com outra estratégia, indo mais à frente e empatando o jogo com bola aérea.
Em termos de tabela, foi um resultado irrelevante, já que o Timão lidera o Grupo A com conforto, com seus 14 pontos.
Em termos de projeção de futuro, também não deve ser um jogo que definirá grandes coisas. Nos próximos dias, o Corinthians deve ter um novo técnico. O jogo ao menos serviu para preparar esses jogadores para o que vem pela frente. Será preciso usar todo o grupo na temporada 2022.
#corinthians #timao #alvinegro #analise #botafogosp #paulistao