O Corinthians está prestes a completar duas semanas sem um substituto para Sylvinho, demitido após a derrota no clássico com o Santos. Hoje (15), às 21h30 (horário de Brasília), a equipe do Parque São Jorge recebe o São Bernardo na Neo Química Arena e vai para o seu terceiro jogo seguido com o interino Fernando Lázaro no comando. Internamente, a situação gera um certo incômodo, mas a diretoria não tem pressa para resolver o problema.
Responsáveis diretos pela busca por um novo técnico, o presidente Duilio Monteiro Alves e o diretor de futebol Roberto de Andrade ainda nem sequer abriram negociações com o próximo candidato. Isso porque a dupla adota uma postura de pés no chão e estuda o mercado da bola para fazer uma oferta ao treinador que melhor se encaixe no perfil buscado pelo clube.
Depois da negativa de Jorge Jesus, o plano A, o Corinthians entrevistou interessados para colher uma série de informações consideradas relevantes, como número de membros da comissão técnica, conhecimento do elenco, familiaridade com a cultura do futebol brasileiro, metodologia de trabalho, preferência por sistema tático, relação com os atletas das categorias de base e, claro, os valores envolvidos na operação.
Não há um prazo estipulado pela diretoria para a definição do novo treinador, mas o clube entende que precisa resolver a situação em breve. Isto porque, com o jogo de hoje diante do São Bernardo, o Corinthians terá disputado seis dos 12 jogos da fase de grupos do Campeonato Paulista. Além disso, a Copa Libertadores — principal objetivo do Alvinegro na temporada — começa no início de abril.
Internamente, a demora gera atrito com grupos de conselheiros e torcedores, porém não há relatos de atletas ou funcionários insatisfeitos com a situação. No CT Joaquim Grava, onde funciona praticamente toda a estrutura do futebol do Corinthians, o clima é de total apoio a Fernando Lázaro e aos outros membros da comissão técnica permanente do clube.
Em meio à indefinição, o Corinthians vai somando pontos sob o comando interino. Lázaro soma duas vitórias, o que colocou o Corinthians na liderança do Grupo A do estadual, afastando a pressão externa em cima dos jogadores e, indiretamente, dando tranquilidade à diretoria em sua busca por um novo técnico.
Hoje, pela terceira vez consecutiva, Lázaro dirige o Timão no Campeonato Paulista. O desafio é diante do São Bernardo, o líder do Grupo B, mas a equipe pode ter, pela primeira vez na temporada, os astros Renato Augusto, Roger Guedes, Willian, Paulinho e Giuliano como titulares.
#corinthians #timao #alvinegro #treinador #diretoria