O Corinthians bateu o martelo: a categoria Sub-23 está encerrada. O Meu Timão apurou que a diretoria corinthiana tomou a decisão do fim das atividades do grupo e que os jogadores e a comissão técnica já estão cientes da situação.
Com a decisão tomada, o presidente Duilio Monteiro Alves estuda o que fazer com o ex-meia Danilo, que era o treinador do Sub-23. A intenção do mandatário é manter o ídolo como funcionário do Timão. Danilo deve ser realocado para outra categoria de base, mas uma participação na comissão técnica do profissional não está totalmente descartada - apesar de ter menor chance.
O Corinthians também trabalha para definir a situação dos jogadores com contrato ligados ao Sub-23. Desde a temporada passada, o clube não renovou ou rescindiu os vínculos de 36 atletas. Agora, restam apenas 15 sob contrato sendo sete deles emprestados para outros clubes.
Os emprestados são:
Yago, goleiro - SãoJoseense-PR
Luan Vitor, lateral - Oeste
Igor Morais, zagueiro - Rio Branco-PR
Alan Ferreira, zagueiro - Oeste
Fessin, meia - Ponte Preta
Nathan Palafoz, atacante - Racing de Ferrol-ESP
John Kleber, atacante - Rio Branco-PR
Entre os oito atletas que ainda estão sem destino definido, o cenário pode ser dividido em três:
O lateral Igor Formiga está encaminhado para atuar na Ponte Preta e o zagueiro Léo Paraíso tem apenas mais um mês de vínculo. São os dois casos mais avançados e de fácil resolução;
O zagueiro John Lessa se recupera de uma cirurgia no joelho direito e viu seu vínculo ser renovado, por esse motivo, somente até maio deste ano. O jogador pertence ao Vitória e está emprestado ao Timão.
Os zagueiros Heitor Casagrande e Gabriel Araújo, o volante Kauê Souza e os atacantes Rafael Bilú e Matheus Matias são os cinco atletas que ainda possuem vínculos e a diretoria alvinegra precisa encontrar um clube interessado ou rescindir o contrato de maneira antecipada.
A categoria Sub-23 do Corinthians iniciou suas atividades em janeiro de 2019 com a promessa de hospedar atletas que estouraram a idade na Sub-20 e não estavam prontos para o elenco profissional, dando espaço e tempo de maturação. O que se viu, porém, foi um excesso de contratações de jogadores desconhecidos. Um levantamento exclusivo do portal Meu Timão mostrou que nada menos do que 44 atletas foram contratados para o Sub-23.
O volante Roni foi o único jogador que chegou ao profissional "salvo" pelo Sub-23, já que havia estourado a idade para o Sub-20 e conseguiu se manter no clube até pintar a chance na equipe principal. Raul Gustavo chegou a treinar e jogar amistosos, mas nunca atuou em jogos oficiais.
Os resultados em campo também não foram bons. Nos três anos de existência, foram 46 jogos disputados distribuídos em 16 vitórias, 15 empates e 15 derrotas - um aproveitamento de 45,65%. Os jogadores alvinegros marcaram 53 gols e sofreram 51. A equipe disputou o Brasileiro de Aspirantes, nos três anos, e a Copa Paulista, em 2019 - veja o desempenho temporada a temporada abaixo.
#corinthians #timao #alvinegro #sub23 #danilo