O Corinthians Free Fire oficializou os elencos dos times de mobile e emulador para a temporada 2022, em um anúncio gravado na Neo Química Arena. Para a Liga Brasileira (LBFF), competição de celular, o time tem João Pedro "memgod" e Vitor "VitinXP" como principais reforços. Para os campeonatos da versão para PC, a organização reformulou totalmente a line-up e contratou os jogadores que vinham se destacando pela Deuses, a equipe de emulador da GOD Unidas.
Os times de Free Fire do Corinthians passaram a ser administrados, a partir de 1º de janeiro, pela empresa brasileira Nomad Esports, em substituição à norte-americana Immortals Gaming Club (IGC), conforme mostrou o ge, em novembro.
Time mobile>
Para a temporada 2022, a Nomad renovou os contratos de Erik "Zenac", Ramon "Razure" e Kauan "Gelo", que já estavam no Timão sob o comando da IGC, e acertou as contratações de Memgod, VitinXP e Nicolas "Band". O treinador é Edik "Kied" e o analista, Antonio "Zultra".
Em relação ao elenco que disputou a LBFF 6, o Corinthians se despediu de Emanuel "OUSADO", contratado pelo Fluxo, Leonardo "Leozin" e Tiago "Bops".
Memgod chega ao Corinthians com status de estrela pela passagem de destaque na FURIA, pela qual o jogador disputou quatro edições da LBFF. O time não conseguiu boas colocações, mas memgod teve ótimos desempenhos individuais. Ele chegou a integrar a Seleção LBFF, que reúne os melhores atletas da competição, nas terceira e quarta edições, realizadas em 2020 e no ano passado, respectivamente.
Já VitinXP teve ascensão meteórica em 2021, destacando-se pela Team Solid, com a qual disputou as duas últimas edições da LBFF, depois de ter ajudado a equipe a subir da Série B para a elite na LBFF 4. VitinXP, aliás, obteve o MVP daquele campeonato de acesso.
"São nomes de peso e que têm importância dentro do cenário. Nenhum deles é campeão, então todos estão com aquela sede de vencer pela primeira vez. É o conjunto completo que precisamos para buscar o título", comentou o coordenador de esports do Corinthians, Brunno "Fornax", em entrevista ao ge.
"Montamos o time desta maneira, como o técnico queria, e vamos ter opções de estratégias. Eu via como negativo ter seis jogadores no time, mas há mudanças no meta durante a competição. Você estar pronto para se adaptar a isso é muito importante. E isso também deixa de criar uma zona de conforto, tira esse negócio de jogador intocável", explicou Fornax.
Time emulador
Para a equipe de emulador, o Corinthians contratou quatro jogadores que estavam na Deuses: Arthur "Choq", Jefferson "Finn", Guilherme "Rabelo" e Bruno "Santos".
Pela Deuses, o quarteto venceu os dois últimos campeonatos da NFA na temporada 2021 - ambos com finais presenciais: a 5ª temporada da Copa NFA e a 6ª temporada da Liga NFA. Com isso, transformou-se no time a ser batido na atualidade.
"É uma equipe que, coletivamente, é muito forte. Não tem brilho extremo na individualidade, mas o coletivo é poderoso", avaliou Fornax, que era manager na GOD Unidas.
Segundo o coordenador de esports, o time buscará participar das principais competições de emulador do Brasil, seja recebendo convites ou disputando classificatórias. Na NFA, por exemplo, a vaga pertence à organização, e não aos jogadores, de modo que a Deuses, com o elenco novo que montar, é que terá o posto de participante assegurado.
"Nós vínhamos disputando todos os campeonatos e em todos nós ficávamos no top 3. Ganhamos dois, os dois mais importantes do Free Fire. Quando acabou o contrato com a GOD Unidas, o Corinthians entrou em contato e nós viemos para cá. Foi uma surpresa! Não estávamos esperando. Ficamos apreensivos e, ao mesmo tempo, felizes", contou Finn, em entrevista ao ge.
"Vamos dar o nosso máximo. Sei que a torcida é forte e vamos estar no topo, onde sempre estivemos! Nós somos os únicos campeões presenciais da atualidade e vamos tentar continuar a ser os únicos. O objetivo é levar todos os torneios presenciais que tiverem pela frente. Sei que não vai dar para levar todos, mas vamos levar o máximo possível", comentou Finn.
Infraestrutura e gestão
Jogadores e comissão técnica das duas equipes estão morando em uma mesma casa em Cotia, na Grande São Paulo. A gaming house tem 1 mil metros quadrados. Os times contam com assistência de psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e preparador físico, de acordo com a organização.
A operação é toda bancada, com recursos próprios, pela Nomad, que assinou contrato de licenciamento de marca com o Corinthians para utilizar o nome do clube paulista. É um modelo semelhante ao adotado por outros times de futebol com representação nos esportes eletrônicos, como o Flamengo, por exemplo.
"A organização é toda nossa, totalmente responsabilidade nossa. É a Nomad que utiliza a marca Corinthians na equipe. Mas o Corinthians, para além do liciamento, trabalhará conosco em uma parceria para realmente conseguirmos fazer a torcida crescer e criarmos outros projetos junto ao Corinthians durante o ano. Copas, ligas, peneiras, queremos fazer bastantes coisas juntos", disse o CEO da Nomad, João Carlos Gava, ao ge, salientando que a empresa tem negociado com possíveis patrocinadores para bancar a operação.
Além de trocar a administração da equipe de Free Fire, o Corinthians criou o Departamento de Esportes Eletrônicos. Antes, a divisão de esports era vinculada ao Departamento de Marketing, Comunicação e Inovação.
"Agora a interlocução é melhor, porque você tem um ponto de referência. Isso ajuda bastante. Um exemplo prático: estávamos com vontade de fazer a apresentação dos jogadores na Arena Corinthians, exatamente para uma aproximação maior com o futebol. Em contato com eles, ficou bem mais facilitado e foi possível fazer isso. Tivemos um dia inteiro para usar a arena para fazer as nossas gravações", detalhou o head de esports da Nomad, Cleber Fonseca, em conversa com o ge.
O objetivo da nova administração é recolocar o Corinthians no topo do pódio, depois dos títulos nacional e mundial de mobile conquistados em 2019, e formar novos astros do quilate de Bruno "Nobru", que deixou o Timão para criar o próprio clube, o Fluxo.
"Estamos preparando a equipe para crescer ainda mais em 2022 e buscar o bicampeonato mundial, nosso principal objetivo esportivo do ano", destacou Cleber.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.