O mês de setembro do Corinthians foi marcado não apenas pelos reforços dentro de campo, mas também por várias ações envolvendo inovações que afetam positivamente o marketing do clube, com a chegada do Timão ao segmento das criptomoedas e de outros ativos digitais.
A entrada do time no ramo dos Fan Tokens, através da plataforma Sócios, foi amplamente comentada e divulgada, o que resultou em um sucesso quase imediato da ação, assim como o novo patrocínio do Mercado Bitcoin. Mas, o Corinthians também estabeleceu outra parceria, esta bem menos falada, com a empresa Sorare, para a comercialização de NFTs.
Antes de tudo, é fundamental explicar o que é NFT. Esse termo surgiu com tudo em 2021 e essa dúvida se tornou recorrente na internet devido à dificuldade de entender o conceito.
Segundo dados do site Monedero Smart, essa foi uma das questões mais populares feitas no Google durante vários períodos do ano, com o pico acontecendo no início de abril. NFT é a sigla para Token Não-fungível (Non-fungible Token), ou seja, um token virtual que nunca será consumido. A comparação mais corriqueira é com as obras de arte (campo em que os NFTs ficaram muito populares): é como se você comprasse um quadro original, que é único e atestado pelo artista. O produto será seu e poderá valorizar ou desvalorizar com o tempo, mas com uma grande tendência de valorização devido à exclusividade.
A parceria do Corinthians com a Sorare se dá no ramo dos NFTs esportivos através do site Global Fantasy Football. Em vez de obras de arte que podem ser compradas, o modelo seguido é o das cartas colecionáveis, algo parecido com os álbuns de figurinha. No entanto, a diferença é que uma figurinha pode ser única em todo o mundo, fazendo com que ela alcance preços gigantescos, se tornando um
investimento. Os jogadores do Timão entraram em circulação no dia 5 de outubro.
O preço de um NFT é fortemente influenciado pelos acontecimentos da vida real, assim como em qualquer produto em que há especulação. No caso do Global Fantasy Football, esses acontecimentos são bem mais concretos e fáceis de entender: o desempenho dos jogadores dentro de campo. Isso porque o site funciona como um game fantasy, aos moldes do famoso Cartola, mas com jogadores de todos os clubes parceiros da empresa gestora. Além do Corinthians, o game conta com mais de 200 times, como PSG, Boca Juniors, Juventus, Bayern de Munique, Inter de Milão, Liverpool, Porto, Ajax e Galatasaray. O game também é parceiro de campeonatos,
tendo fechado um contrato recente com a Bundesliga.
Isso significa que os torcedores podem investir na compra de cartas dos jogadores e elas podem se tornar muito cobiçadas dependendo do desempenho dos atletas em campo, já que uma boa carta pode garantir ótimas pontuações no fantasy. Para tornar o jogo e o investimento mais realista, cada carta tem uma raridade definida de acordo com a qualidade do atleta. Para os de raridade limitada, são emitidas 1000 cartas por temporada. Para os raros, são 100. Para os super raros, 10. Por fim, há as cartas únicas, que são as mais valiosas, já que há apenas uma por temporada em circulação. Um exemplo de jogador único é Lewandowski.