O Corinthians pode ter o desfalque de Xavier nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O volante foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por confusão no mês passado, em jogo contra o Internacional. Ele acabou expulso pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo.
O jogo acabou empatado em 2 a 2. Agora, Xavier foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O julgamento vai acontecer em 23 de novembro, terça-feira, na sede do STJD, no Rio de Janeiro.
O artigo 250 fala em "ato desleal ou hostil" praticado durante o jogo e tem pena prevista de um a três jogos. Ele já cumpriu um jogo de suspensão automática e tem sido pouco usado por Sylvinho.
O árbitro do jogo registrou toda a confusão na súmula.
Sobre Xavier, o documento diz que, "aos 49 do segundo tempo, expulsei direto o atleta número 39 João Vitor Xavier de Almeida, da equipe SC Corinthians, por ter após a marcação de uma falta contra sua equipe, durante um principio de confronto coletivo entre ambas equipes, ter empurrado o peito do atleta número 10, sr. Taison Barcellos Freda, do SC Internacional, com o uso de força excessiva".
Na sequência, o árbitro relata o que viu em relação a Patrick, jogador do Internacional, denunciado no mesmo artigo: "Ato contínuo, o atleta número 88, sr. Patrick Bezerra do Nascimento, da equipe SC Internacional, empurra com o uso de força excessiva o rosto do atleta número 34, sr. Raul Gustavo Pereira Bicalho, da equipe SC Corinthians, sendo também expulso de forma direta".
Bruno Arleu disse ainda que o clima seguiu tenso entre os dois jogadores expulsos mesmo após as advertências: "Ambos continuaram se ofendendo mutuamente, sendo contidos pelos seus companheiros".
Xavier havia entrado no time na vaga de Gabriel Pereira, aos 34 minutos do segundo tempo. Ficou, portanto, 15 minutos em campo até receber o vermelho. Patrick começou no time titular do Inter.
Corinthians, Timão, Alvinegro, TudoTimão