Depois de ser dominado em campo na derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, o Corinthians volta a campo pelo Campeonato Brasileiro neste sábado (13), para enfrentar o Cuiabá e reencontrar "inimigos íntimos" na busca pela recuperação no torneio.
Na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o Timão tem 47 pontos e ocupa a sexta posição na tabela. Para o duelo de hoje na Neo Química Arena, o Corinthians terá pela frente o goleiro Walter, emprestado pela equipe paulista, e que atuará porque a diretoria do clube cuiabano pagou a multa de R$ 500 mil para que ele pudesse defender o Dourado.
O motivo para isso é claro. Em 27 jogos, Walter sofreu 22 gols, ou média de 0,81 gol sofrido por jogo. Walter é um dos grandes responsáveis pelo Cuiabá ocupar a 11ª colocação, com 39 pontos, ajudando o clube a realizar o sonho de permanecer na Série A após subir da B em 2020.
Jonathan Cafú, também emprestado pelo Corinthians, não terá a multa paga e, por isso, está fora da partida. Os empréstimos de Cafu e Walter são parte da estratégia encontrada pela diretoria alvinegra para aliviar a folha de pagamento para a temporada 2021.
Ao todo, até aqui no ano o clube de Parque São Jorge já emprestou 19 jogadores, como Ederson ao Fortaleza, Janderson ao Atlético-GO, Matheus Jesus ao Juventude, entre outros.
Com a redução salarial proveniente destas saídas, o Corinthians foi ao mercado e contratou Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian. Mesmo assim, o Timão garante que reduziu os custos do elenco em aproximadamente R$ 4 milhões por mês.
Além de Walter e Jonathan Cafú, o Cuiabá tem mais quatro jogadores bem conhecidos da torcida alvinegra: Uendel, Elton, Clayson e Marllon. lesionado, Elton não vai a campo.
Terceira melhor defesa do Brasileirão, o Corinthians sofreu um duro revés na última quarta-feira (10), quando foi presa fácil para o Galo. As últimas cinco partidas da equipe mostram a instabilidade no torneio, com duas vitórias, duas derrotas e um empate.
"É difícil encaixar uma equipe no meio de uma competição tão difícil como o Brasileiro. Não tivemos o Estadual para fazer testes e entrar no Brasileiro. De repente, você tem que fazer teste ou tentar encaixar a equipe contra Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, fica difícil. Pega times já formados, jogando junto há um tempo. Mas mesmo com essas dificuldades estamos brigando na parte de cima. Temos que melhorar, mas temos muitos pontos positivos, não podemos nos esquecer disso. Valorizar o nosso trabalho e o da comissão. Tem que ter maturidade e tranquilidade. Usar isso como aprendizado para crescer no campeonato", afirmou o meia Renato Augusto, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Sem vencer nos últimos dois jogos, com um empate e uma derrota, o Cuiabá se viu novamente na luta para permanecer na primeira divisão, já que a distância para a zona de rebaixamento atualmente é de apenas seis pontos.
O técnico Jorginho não terá o volante Auremir e Elton, lesionados. O zagueiro Alan Empereur, recuperado de lesão, pode voltar a ficar à disposição. Já o atacante Osman retorna após suspensão.
Suspenso, Fábio Santos não poderá jogar. Em seu lugar Sylvinho deverá optar por Lucas Píton.
#corinthians #timao #alvinegro #brasileirao