Os quatro jogos realizados na Neo Quimica Arena após a liberação do retorno do público aos estádios comprovam aquilo que já era sabido há muito tempo: a Fiel torcida é fundamental para o Corinthians.
O Timão ganhou os quatro jogos em casa desde que voltou a contar com o apoio de seus torcedores, todos pelo Brasileiro:
3 a 1 sobre o Bahia;
1 a 0 sobre o Fluminense;
1 a 0 sobre a Chapecoense;
1 a 0 sobre o Fortaleza.
O retrospecto recente corresponde ao histórico do Corinthians em sua casa, inaugurada em 2014 para a Copa do Mundo no Brasil.
Nas 199 primeiras partidas da equipe em Itaquera, o Corinthians chegou a 70,7% de aproveitamento. Com a pandemia de coronavírus iniciada no ano passado, o Timão fez 47 partidas sem público no estádio, com aproveitamento de 51,8%.
A temporada de 2020, impactada pela pandemia, foi a de pior aproveitamento do Corinthians em sua casa. Em 29 jogos, o Timão conquistou 13 vitórias, teve dez empates e foi derrotado seis vezes.
"Evidentemente, com nosso estádio cheio, a resposta é clara. Ajuda demais. Os números estão aí. Contra a Chapecoense, foram três esquemas táticos diferentes, substituições. De repente não tem mais tática, técnica, é alma. Fizemos o gol pela beleza de um estádio lotado, e hoje (sábado) não foi diferente. Adversário duro, mais uma vez mudanças táticas, técnicas, estratégia, mas o final maravilhoso é o torcedor que empurra demais. Esses 100% representam bastante a volta do nosso torcedor", afirmou o técnico Sylvinho após a vitória na última rodada.
As vitórias em casa empurram o Corinthians em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem. Nas últimas sete rodadas, desde a vitória sobre o Bahia, o time conquistou 13 pontos e se colocou no G-6.
O triunfo sobre o Fortaleza levou o Corinthians aos 47 pontos, na sexta posição, a um ponto do Fortaleza, quinto, e dois do Bragantino, o quarto – posição que leva direto à fase de grupos da Libertadores.
Nos quatro jogos em casa com presença de público, o Corinthians soma 98.155 pagantes. Foram duas partidas ainda com restrição, com público limitado a 30% da capacidade total do estádio: Bahia (10.470) e Fluminense (11.892); e dois jogos em limitação: Chapecoense (39.734) e Fortaleza (36.059).
#corinthians #timao #alvinegro #brasileirao #torcida #libertadores