2/11/2021 12:25

[OPINIÃO] Frustração com Corinthians é exemplo de ruptura expectativa versus realidade

Time de Sylvinho não disputou sequer cinco partidas com todos seus titulares juntos

[OPINIÃO] Frustração com Corinthians é exemplo de ruptura expectativa versus realidade
Willian estreou em seu retorno ao Corinthians contra o América-MG, no dia 19 de setembro. Ficou em campo 63 minutos. Renato Augusto entrou em seu lugar. O que produziu expectativa de o Corinthians voltar a ser forte foi o fato de contratar quatro excelentes jogadores. Giuliano estreou na 15ª rodada contra o Santos, Renato Augusto uma semana depois, contra o Ceará, Róger Guedes no dia 7 de setembro, contra o Juventude, e Willian entrou na equipe oito dias mais tarde.



Juntos, disputaram quatro partidas. Foram 67 minutos contra o Palmeiras, 63 contra o Bragantino, 45 contra o Bahia e oito com o Fluminense. Foram 193 minutos.


O Corinthians ainda não é uma equipe. Entrou no Brasileirão com a expectativa de brigar abaixo do décimo lugar. Está em sexto, classificando-se para a fase preliminar da Libertadores.


E a culpa é do técnico... Não dá para concordar.


Sylvinho não é Guardiola e nem perto de Roberto Mancini, mas trata-se de um treinador contratado para montar uma equipe que não está pronta. Nem ele está, no 42º jogo de sua carreira, 11 pelo Lyon e 31 pelo Corinthians.


Não foi uma grande atuação do Corinthians contra a Chapecoense, mas as cobranças por roteiro diferente deixam de lado as tentativas de variações táticas e a vitória pela insistência. O Corinthians é um exemplo da guerra entre a expectativa da torcida e a realidade de uma equipe em construção.


A entrevista de Róger Guedes ao "Bem, Amigos" evidencia que ele prefere não jogar como centroavante. A escalação de Renato Augusto como centroavante mostra que Sylvinho não está satisfeito com a capacidade de movimentação de Jô. O camisa 77 é o artilheiro do time no Brasileiro, pode ser escalado como titular. Talvez aqui esteja o grande erro do treinador: não acreditar no centroavante que possui.


Mas não é um erro testar Renato Augusto como falso nove, num jogo em que movimentação poderia ser decisiva para superar uma defesa muito fechada. O roteiro de Corinthians 1 x 0 Chapecoense foi muito parecido com o de Flamengo 0 x 0 Cuiabá. As diferenças são que a Chape é a lanterna e que o Corinthians venceu, o Flamengo não conseguiu. O Rubro-Negro levantou 55 bolas, o Corinthians abusou com 58 cruzamentos. Destes, 14 foram escanteios.


Não está bom. Mas o Corinthians não é ainda uma equipe. Os quatro reforços juntos atuaram quatro vezes! E cobra-se como se fosse uma equipe pronta. Não é.


O mérito de Sylvinho foi tentar variações. Começou no 4-1-4-1, com Róger Guedes na esquerda e Renato Augusto como falso centroavante. Mudou no intervalo, com a troca de Gabriel por Mosquito. Com isso, Du Queiroz virou volante e Mosquito abriu pela direita, com Gabriel Pereira por dentro.


Depois, colocou Jô no lugar de Gabriel Pereira e passou a ter um centroavante, com Renato Augusto no meio-de-campo.


Sete minutos mais tarde, Adson entrou na vaga de Gabriel Pereira e o time passou ao 4-2-4, com Giuliano e Renato Augusto por dentro, Mosquito e Adson nas pontas, Jô e Róger Guedes como dupla de ataque. O time dependeu das bolas paradas, mas criou na tabela de Guedes com Jô, que girou para finalizar e obrigar Keiler a excelente defesa.


O mérito foi a insistência e as trocas de sistemas.



O Corinthians não é um grande time. A expectativa era de ficar no meio da tabela. Hoje, parece refém e criticado por estar conseguindo mais. Não dá para imaginar um time criativo neste momento do trabalho. É cruel querer interromper a comissão técnica, porque os resultados aparecem e a equipe só estará pronta quando puder escalar todos os titulares juntos. Provavelmente, no ano que vem.

#corinthians #timao #alvinegro #opiniao #pvc #sylvinho


VEJA TAMBÉM
- RACHA NO ELENCO? Segundo comentarista, Yuri Alberto pode ter mandado indireta para Romero em publicação
- Corinthians anuncia reforços de peso e promete temporada forte no Sub-20 feminino
- VALOR ASTRONÔMICO! Empresário processa Corinthians em mais de R$15 milhões de reais









1617 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Eu acredito que as pessoas só deveriam criticar o trabalho alheio, primeiro se esse já foi entregue dentro do padrão geral, o técnico atual não fez um campeonato inteiro com pré temporada, não dá para julgar. 2 Se puder fazer melhor, acho de improvável a impossível que qualquer um que venha enchendo o saco do cara consiga isso, também inclui um pessoal ai que não ganha nada na avenoda há mais de 10 anos.

Se todo esse tempo ainda não conseguiu ajustar o time é porque é ruim mesmo, Sylvinho não serve pra ser técnico de futebol não

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 19:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Água Santa

Paulista

Dom - 18:30 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Velo Clube
publicidade
publicidade
publicidade