Róger Guedes fez valer a "Lei do Ex" e marcou duas vezes na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Palmeiras, na Neo Química Arena, neste sábado, pela 22° rodada do Campeonato Brasileiro. Gabriel Menino descontou para o Verdão. O resultado pôs fim à série de sete jogos sem vencer o rival - a última vitória havia sido em julho de 2020.
De quebra, o resultado assegura que o Timão terminará a rodada mais uma vez no G6. O Verdão, por sua vez, não consegue encostar no líder Galo, que será seu adversário na próxima terça por vaga na final da Copa Libertadores.
CLÁSSICO AGITADO
O Dérbi começou bem movimentado nos primeiros minutos, principalmente do lado palmeirense, que conseguiu a primeira finalização logo aos 6 minutos, com Gustavo Scarpa obrigando Cássio a defender. O Verdão era mais agressivo e marcava forte o rival. O Timão reagiu aos 10', depois que Giuliano mandou na área e Luan desviou contra, fazendo Weverton se virar para defender.
Apesar do equilíbrio, foi o Alvinegro quem chegou ao gol primeiro. Aos 19', Renato Augusto ganhou a disputa de bola na esquerda e tocou para Giuliano, que ajeitou para Róger Guedes. O atacante chutou forte de perna esquerda e abriu o marcador.
A partir daí, o Timão foi superior. O Palmeiras ficou recuado e falhava na marcação. Patrick de Paula, Danilo e Renan erravam lances bobos, enquanto Gabriel Pereira crescia do lado direito do ataque corintiano. Ele quase marcou aos 31', mas mandou para fora.
Pouco depois, foi a vez do Verdão assustar. Dudu cobrou falta e Gustavo Gómez, livre, não completou. O bandeira, no entanto, pegou impedimento no lance. Também por impedimento, um gol de Róger Guedes foi corretamente anulado, aos 44.
Dois minutos depois, o Palmeiras deixou tudo igual em Itaquera. Após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa, Cantillo afastou e a bola sobroupara Gabriel Menino, na entrada da área. Ele solta uma bomba, a bola desviou em Róger Guedes e enganou Cássio.
Os times voltaram para o segundo tempo e apenas Abel Ferreira mexeu. Tirou Patrick de Paula para colocar Zé Rafael. Assim como no primeiro tempo, a etapa complementar começou movimentada, e Willian quase colocou o Timão novamente à frente. Ele bateu rasteiro e a bola tocou o pé da trave de Weverton, aos 5'.
Aos poucos, o Verdão ficou mais organizado e a defesa não cometia erros bobos. O Timão se movimentava, mas não levava perigo. Aos 27', um minuto após entrar, Mosquito recebeu passe de Giuliano e bateu forte. Weverton bateu na bola, ela tocou na trave e saiu.
O Verdão respondeu aos 32', quando Veron cabeceou para defesa de Cássio e, pouco depois, Gabriel Veron acertou a trave. Aos 38', no entanto, deu Corinthians. E novamente com Róger Guedes. O atacante recebeu de Vitinho na esquerda, puxou para o meio, driblou Menino e acertou o ângulo de Weverton. Um golaço que deu números finais ao Dérbi.
Próximos desafios
O Verdão, que tem decisão pela semifinal na terça-feira pela Libertadores contra o Atlético-MG, em Minas, permanece com 38 pontos, na vice-liderança. O Corinthians tem 33 e volta a campo no próximo sábado (2), contra o Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 1 PALMEIRAS
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e horário: 25 de setembro de 2021, às 19h00
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Róger Guedes (19'/1ºT) (1-0), Gabriel Menino (46'/2°T) (1-1) e Róger Guedes (38'/2°T) (2-1)
Cartão Amarelo: Fagner (COR); Patrick de Paula (PAL),
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, João VIctor, Gil, Fábio Santos; Cantillo (Vitinho 33'/2°T), Willian (Jô 33'/2°T), Giuliano (Xavier 43'/2ºT), Renato Augusto (Du Queiroz 22'/2°T) , Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito 22'/2°T); Róger Guedes. Técnico: Sylvinho
PALMEIRAS
Weverton, Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Renan (Jorge 41'/2°T); Patrick de Paula (Zé Rafael - intervalo), Danilo e Gustavo Scarpa, Wesley (Gabriel Veron 22'/2°T), Luiz Adriano (Deyverson 14'/2°T) e Dudu (Willian 14'/2°T). Técnico: Abel Ferreira
Corinthians tá melhorando pouco a pouco.
Fez 4 gols