12/9/2021 08:24

Entenda o que fez Anvisa tirar Willian do jogo do Corinthians

Entenda o que fez Anvisa tirar Willian do jogo do Corinthians
O Corinthians e o meia-atacante Willian foram surpreendidos ontem (11) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão vinculado ao Ministério da Saúde informou que o jogador do Timão estava em período de quarentena e não poderia jogar hoje contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.



O camisa 10 treinou a semana inteira e seria titular do Alvinegro, mas foi informado em Goiânia, já no hotel da delegação, que não poderia jogar. O que motivou a suspensão?


O que diz a Portaria 655?

No dia 23 de junho deste ano, motivados pelas novas variantes da covid-19 que circulam em países como Reino Unido, África do Sul e Índia, os ministros da Casa Civil, Justiça e Saúde publicaram no Diário Oficial a Portaria 655. No documento, o Governo Federal informa que, de forma excepcional e temporária, ficam restritas as entradas de estrangeiros no Brasil. A portaria também sanciona a proibição da entrada de não-brasileiros por vias terrestres ou em transportes aquaviários.


O artigo terceiro do documento informa que as restrições acima citadas não se aplicam aos cidadãos do Brasil, que é o caso do meia-atacante Willian, recém-contratado pelo Corinthians. Portanto, o jogador não tinha qualquer impeditivo em passar pela imigração no Aeroporto de Guarulhos e entrar em seu país-natal. O trecho, no entanto, nada diz respeito à necessidade do cumprimento de uma quarentena.


Quem trata deste assunto é o parágrafo sétimo do artigo sétimo da portaria. O trecho do documento deixa claro que os brasileiros que desembarcam no país vindos do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), da África do Sul e da Índia serão obrigados a cumprir o isolamento social por duas semanas como medida de combate à pandemia da covid-19.


"O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias", diz o documento.


Os 11 dias de Willian no Brasil

Como estava no Arsenal, da Inglaterra, Willian deveria cumprir quarentena imediata ao chegar no Brasil. O jogador, segundo informou a Anvisa, assinou um documento no dia 1º de setembro, data de sua chegada ao país, se comprometendo em cumprir os artigos da Portaria 655. Contudo, assim que desembarcou em Guarulhos, o atleta foi direto ao Parque São Jorge assinar seu contrato com o Corinthians.


Nos últimos dias, Willian preencheu as páginas do noticiário esportivo de todo o país, foi à Neo Química Arena no evento de aniversário do Corinthians, acompanhou o time em Itaquera na última terça-feira (7) e cumpriu uma rotina rigorosa de treinos no CT Joaquim Grava. A Agência, no entanto, alegou em nota não ter conhecimento prévio dos fatos.


"Considerando que notícias não oficiais recentes chegaram à Anvisa dando conta de que o jogador vem circulando em treinamentos e que participará de jogo neste domingo em outro estado da Federação, a Anvisa notificou de imediato o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional) para que adote as ações necessárias junto à Vigilância Sanitária do Estado ou Município para o cumprimento das medidas sanitárias, com vistas a evitar que o jogador descumpra o período de quarentena", informou a Anvisa.


Ontem, na véspera do jogo contra o Atlético-GO e no 11º dia do atleta no Brasil, a Anvisa estabeleceu contato com Willian e com o Corinthians. O técnico Sylvinho relacionou o camisa 10 para a partida no Centro-Oeste, colocou Willian no avião e apenas no hotel em Goiânia é que o poder público, de fato, interferiu. O atleta foi informado que estava proibido de jogar. Ainda há a possibilidade do meia-atacante ser responsabilizado nas esferas civil, administrativa e penal.


Próximos passos

O que o futuro reserva a Willian e ao Corinthians ainda é uma incógnita. A Anvisa não informou se o atleta terá de cumprir quarentena ao retornar a São Paulo ou se apenas poderá retornar às atividades normais no CT Joaquim Grava até que complete os 14 dias no Brasil.


O departamento jurídico do clube do Parque São Jorge não se manifestou sobre a retirada de seu jogador do hotel da delegação. Inclusive, na nota de treino publicada ontem pela noite, o Corinthians não citou o nome de Willian em nem uma linha sequer e omitiu o caso.



A Agência foi procurada pela reportagem para explicar o que deve ser feito nos próximos dias, mas não atendeu aos telefonemas. O Corinthians promete se posicionar nas próximas horas.

#corinthians #timao #alvinegro #willian #anvisa


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









3006 visitas - Fonte: Uol Esportes

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Todo corinthiano tem obrigação fazer um manifesto contra , está escancarado a perseguição a perseguição contra o Corinthians, e a proteção ao Flamengo, hoje o pais inteiro está vendo que o Flamengo tem a portabilidade do var , o flamengo está deitando e rolando no pais , descumprindo regras e nada acontece , pois não podemos ficar assistindo isso .

É duro mais é real, hoje está muito difícil para o Corinthians com gente na cbf

luiz souza     

E simples quando o corinthians for pagar o willian a anvisa paga metade do salario do cara o trocha do corinthians vai pagar pro cara ficar de fora

Kleber Vellenev     

Engraçado como tudo só é contra ao Corinthians, seja na justiça, nos jogos, nos sorteios ,em tudo, é incrível ver quê quem não é Corinthiano tem ódio do Corinthians e tentam fazer de tudo para rebaixa- lo ou destruir com multas idiotas e leis que nunca foram aplicadas por clube nenhum até hoje, tudo é mais difícil e complicado para o Corinthians, que inveja do caralho que essa gente tem desse clube, se o Corinthians incomoda tanto milhões de pessoas , virem Corinthianos que essa dor no cú passa!

Kleber Vellenev     

Más diz que foram proibidos todos aqueles que tentassem entrar no país por via náutica ou terrestre, então ele pode jogar, ele veio de avião? Kkkkk

Isso só vale pro Corinthians né?

Deginaldo Jesus     

Engraçado o Andreas pereira do flamengo pode

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade