A mudança no futebol do Corinthians em comparação com o início do Brasileirão é impressionante. Sylvinho tem feito um ótimo trabalho. Mas foram só as chegadas de Giuliano e Renato Augusto que fizeram o time melhorar? Não!
O Corinthians não estava jogando bem, mas já vinha organizado em campo. O grande mérito de Sylvinho foi não sair mudando rapidamente a equipe a cada derrota.
Ele manteve na defesa o ótimo João Victor ao lado de Gil. Demorou um pouco, mas percebeu a necessidade da experiência e técnica de Fábio Santos na lateral esquerda. Também colocou Roni ao lado de Gabriel fazendo uma boa dupla de volantes. Mosquito começou bem o torneio e está conseguindo manter o rendimento. Na esquerda, o time agora tem a promessa Adson.
Jô começou mal, mas ficou claro que passou a se empenhar ainda mais nos treinamentos. Está em ótima forma física. Acho que só não precisa voltar tanto para receber a bola, apesar de estar fazendo isso muito bem. A presença de área dele é muito importante.
Aí, sim, começou a faltar algo a mais, que era exatamente a chegada de jogadores para elevar o nível técnico do time, principalmente Renato Augusto, ídolo e líder técnico.
O Corinthians de hoje avançaria na Copa do Brasil e, na minha opinião, agora pode brigar por uma vaga na Libertadores. É o time que mais evoluiu no Brasileirão.
Acredito que até o São Paulo, hoje com 21 pontos na 12ª posição, vão brigar pelas vagas na Libertadores. Como um dos brasileiros deve ganhar a Libertadores (Atlético-MG, Palmeiras ou Flamengo), mais uma vaga vai se abrir no Brasileirão. E isso pode acontecer também na Sul-Americana (Athletico ou Bragantino), além da vaga vinda pela Copa do Brasil.
Conseguir a classificação para a Libertadores seria ótimo para o Corinthians, sobretudo depois do péssimo início no Brasileirão. O time ainda pode evoluir mais quando Giuliano e Renato conseguirem atuar juntos e por mais tempo.
A estrada está aberta. Resta saber se o Corinthians conseguirá manter (ou aumentar) a velocidade de evolução.
É cedo ainda