Relacionado por Sylvinho pela primeira vez, Giuliano inicia oficialmente neste domingo (8) sua história no Corinthians, em clássico contra o Santos, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Contratado após deixar o futebol turco, o meia de 31 anos certamente não escolheu o adversário de sua estreia, mas o duelo chama atenção porque, há algumas temporadas, o Santos teve muito interesse em sua contratação.
Giuliano, no entanto, nem chegou perto de vestir a camisa santista. E a justificativa para isso é bem clara: uma pedida totalmente fora das condições do clube, que impediu que a negociação avançasse para um acordo.
O interesse do Peixe em Giuliano foi em julho de 2013, logo após a venda de Neymar para o Barcelona. O time brasileiro contava com um grupo de investidores e a parceria com a empresa Doyen Sports para se reforçar no mercado.
Depois de analisar alguns nomes, o Santos chegou até Giuliano, que na época atuava pelo Dnipro Dnipropetrovsk. Os clubes sequer precisaram iniciar uma negociação para o Peixe saber que o reforço estava fora da sua realidade.
Isso porque, semanas antes, o Internacional havia feito uma consulta pelo mesmo jogador ao Dnipro. Os ucranianos, antes de qualquer conversa, estipularam um valor mínimo de 9 milhões de euros, que na época correspondia a R$ 26 milhões (hoje seria pouco mais de R$ 55 milhões).
"Sobre o Giuliano, o clube não quer vender, não aceita nem conversar. Na verdade, pediu uma Babilônia. Só para vocês (jornalistas) terem ideia, a conversa começou com uma pedida de 9 milhões de euros", afirmou o diretor Luís César Souto de Moura.
Ao saber dos valores, o Santos evidentemente recuou.
"O Giuliano é um baita jogador, muito bom, mas é difícil por causa dos valores. Sabemos por terceiros que os valores pedidos foram muito altos", explicou o vice-presidente Odílio Rodrigues.
Um ano depois, Giuliano de fato voltou ao Brasil, só para jogar no Grêmio, que conseguiu um "desconto" e arcou com 6 milhões de euros para tirá-lo do Dnipro.
Após jogar no Sul e também por Zenit, Fenerbahce, Al Nassr e Istanbul Basaksehir, o meia agora veste as cores do Corinthians, que não precisou bancar nenhuma taxa de transferência para tê-lo.
#corinthians #timao #alvinegro #giuliano #santos