Há 32 anos, a Fiel viveu pela primeira vez a emoção de comemorar um gol do meia Neto, eterno ídolo do Corinthians. Na goleada do Timão sobre o Tiradentes-DF por 5 a 0, no Pacaembu, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil de 1989, o “Xodó da Fiel” marcou duas vezes e deu um belo cartão de visitas para a torcida corinthiana.
O técnico alvinegro era Palhinha. O ídolo dos anos 1970 e bicampeão paulista como jogador decidiu levar a campo uma equipe que teve: Ronaldo; Wilson Mano, Marcelo, Pinella, Denys; Márcio, Eduardo, Neto; Fabinho, Viola e Mauro.
Após um primeiro tempo sem gols, Neto abriu o caminho para a goleada no início da segunda etapa. Após puxar jogada pelo centro do campo na intermediária, foi derrubado próximo à área pela meia esquerda. Na cobrança, ele chutou com muita curva e fez o goleiro entrar com bola e tudo. Primeiro tento de Neto pelo Timão, e com bola parada, uma das marcas de sua carreira.
O próprio camisa 10 corinthiano teve participação direta no segundo gol, quando cobrou escanteio na cabeça de Mauro na pequena área, e no terceiro, quando conduziu pelo centro do campo, chutou na saída do goleiro e a bola rebateu nele antes de sobrar para Marcos Roberto empurrar para as redes. E iniciou a jogada do quarto, cruzando na área adversaria: a zaga afastou e Eduardo chutou de primeira, fazendo o quinto.
Já no fim de jogo, Neto ainda balançou as redes mais uma vez. Fabinho fez bela jogada na entrada da área e tocou para o craque, que driblou o goleiro e fez o quinto do Coringão, fechando o placar no Pacaembu.
Foram os dois primeiros dos 80 gols que Neto marcou em duas passagens vividas com a camisa alvinegra. Na primeira, entre 1989 e 1993, ele levou a equipe ao primeiro título do Brasileirão em 1990. Na segunda, de 1996 a 1997, conquistou o Paulistão em sua segunda temporada, desta vez já compondo o elenco. Deixou o time com um total de 228 partidas, e um espaço cativo no coração de todo torcedor corinthiano que o viu jogar.
Notícias, Futebol, Especiais
Este aplicativo só ponhe merda
Esse bosneto é a maior mentira na história do Timão. É cria do Guarani e se realizou jogando no outro verde. Veio pro Timão porque queríamos nos livrar do Ribamar. Aqui tinha um grupo de guerreiros e ele se encostou, se aproveitando da única virtude dele: o chute (MAIS NADA). Hoje ganha dinheiro metendo o pau no Timão, porque dá Ibope. Resumindo: É UM LIXO!!
Para mim o neto não passa de um traíra , sempre se aproveitando da grandeza da instituição......... Já viu a foto dele de criança com a camisa do Corinthians????.......... Dizer que é corinthiano depois de adulto para mim não cola..
AGORA ....DEFESA LENTA .DESATENTA ..SÓ OLHA A BOLA .NÃO OS ADVERSÁRIOS ...