Após o retorno do público nos jogos da Neo Química Arena, quando caírem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a diretoria do Corinthians espera conseguir promover os primeiros shows musicais do estádio em 2022.
Superintendente de marketing, comunicação e inovação do Timão, José Colagrossi falou sobre esse e outros temas em entrevista ao ge.
"Estamos avaliando a melhor alternativa para promovermos shows na Arena, sendo no mínimo quatro grandes shows já em 2022. Uma questão básica, neste processo, é preservar a grama de nossa arena, indiscutivelmente a melhor do Brasil", afirmou Colagrossi.
Após tratar dos patrocínios da camisa e do Fiel Torcedor na parte 1 da entrevista, o dirigente fala sobre mais projetos do marketing na entrevista abaixo:
Com os impactos da pandemia, como é possível hoje explorar a Neo Quimica Arena para maior geração de receitas? Quais projetos tiveram de ser interrompidos pela ausência de público?
Colagrossi: – Uma das promessas de campanha do presidente Duílio é transformar a Neo Química Arena no centro vivo da paixão corintiana. Isso significa criar uma arena viva, vibrante, com energia e movimento 24 horas e sete dias por semana, independentemente de futebol. Muito já foi feito. Temos hoje uma conceituada universidade, academia de ponta, tirolesa, centro médico, salão de beleza, bares e restaurantes funcionando com as limitações da pandemia. Mas estamos apenas começando. Negociamos com novos parceiros e teremos novidades importantes ainda em 2021. Tudo isso gera fluxo de receita.
A loja da Nike da Arena está vendendo finalmente a camisa do Cássio, algo que era uma reclamação antiga dos torcedores. Vocês tiveram algum tipo de conversa com a Nike sobre isso?
– Entre as muitas e justas reivindicações dos nossos torcedores, a disponibilidade dos produtos da Nike estava sempre presente. Nossa parceria com a Nike vive um momento muito positivo, o nível de colaboração entre clube e marca é muito bom. Estreitamos nossa relação em boas conversas, sobretudo com o lançamento da camisa nova e, com certeza, muito mais virá no futuro.
O clube implementou neste mês o regime de compliance. Vê reflexos deste tipo de iniciativa nas conversas com parceiros ou possíveis parceiros?
– Já há alguns meses sentimos um aumento no interesse pela marca Corinthians por parte de patrocinadores e parceiros. O Corinthians é procurado semanalmente para diversas oportunidades de negócios no âmbito de marketing, comunicação e inovação. Notamos não apenas um aumento do interesse, mas também um volume maior de empresas que têm nos procurado diretamente ou nos recebido com interesse.
– Quando você pensa nas verbas de marketing das empresas, há um ecossistema de profissionais e empresas ligados a como esses investimentos são feitos. Agências de branding, publicidade, comunicação, mídia, institutos de pesquisa, departamentos de marketing, business intelligence... É natural que essas pessoas conversem entre si. Ou seja, os comentários e opiniões sobre os efeitos dessa transformação já estavam circulando. O compliance consolidou essa percepção.
O clube anunciou há um mês a "Fala Timão", uma operadora de telefonia própria. Como está a adesão? O torcedor tende a consumir esse tipo de inovação?
– Estamos bastante satisfeitos com a adesão neste começo da campanha, pois o serviço é de excepcional qualidade, cobertura nacional, e os preços são os melhores do mercado. O corintiano vive e respira Corinthians. Isso abre a oportunidade de o Corinthians participar de momentos e áreas da vida do torcedor que talvez um clube com visão tradicional não participaria: em suas atividades bancárias e produtos financeiros, ao adquirir um produto eletroeletrônico e no celular. É uma relação ganha-ganha e queremos explorar cada vez mais esse caminho, pois há potencial ilimitado para novas receitas.
Outra novidade foi a entrada no mercado de criptoativos. Como funciona isso?
– Estamos ampliando as possibilidades de interação do torcedor e do fã com o Corinthians em nível global, independentemente da tecnologia. Trata-se de um token de utilidade que visa garantir a possibilidade, neste caso, de uma interação diferenciada com o Corinthians. Selecionamos criteriosamente o parceiro, que é o que existe de melhor no segmento de criptoativos voltados ao esporte globalmente para dar novas possibilidades à experiência do torcedor e do fã.
– Quando eu me refiro a fã aqui, estou também citando milhões de pessoas de outros países que não são fãs, necessariamente, do Corinthians. A pessoa é torcedora do Milan ou Arsenal, mas também gosta do Corinthians e quer interagir. Recebemos dezenas de e-mails assim todas as semanas.
Qual o próximo grande projeto do marketing?
– Temos o projeto One Corinthians, ou Corinthians Único, que tem o objetivo de oferecer a cada torcedor um acesso único ao universo Corinthians tanto digital quanto real. Permitir uma jornada bacana de consumidor que inclua tudo do Corinthians de A a Z num único sign in numa tela. A ideia é que tudo esteja integrado. No médio e longo prazo, este projeto é um dos que mais podem destravar receitas para o clube ao gerar valor para o torcedor e para as marcas do universo Corinthians. Apesar da simplicidade do conceito, o trabalho é árduo. É o mais importante projeto da nossa superintendência e será um dos mais importantes legados do Duílio.
Parabens Sr Colagrossi... seu trabalho é fantastico !
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