O Corinthians deu um passo para conquistar mais um torneio estadual há exatos 33 anos. No dia 24 de julho de 1988, a equipe alvinegra entrou em campo para disputar a primeira partida da final do Campeonato Paulista daquele ano.
Aquela foi a terceira decisão de campeonato estadual desde que o Timão conquistou o bi do Paulistão em 1982 e 1983, em um dos melhores momentos da história alvinegra – a equipe da Democracia Corinthiana de Sócrates, Casagrande, Wladimir e cia., que se destacou dentro e fora de campo.
O clube alvinegro foi vice-campeão em 1984 e 1987 e tentava ali conquistar o terceiro título da década. Na ocasião, o time teve apenas um nome participante da última taça levantada: o meio-campista Biro-Biro. Uma renovada formação tinha o também ídolo Ronaldo Giovanelli no gol, os meio-campistas Márcio Bittencourt e Wilson Mano, e um jovem Viola no banco de reservas.
Naquela ocasião, o técnico Jair Pereira decidiu levar a campo um onze inicial com: Ronaldo; Edson, Marcelo Djian, Denílson, Dida; Márcio, Biro-Biro, Wilson Mano, Edmundo; Éverton e João Paulo. Dentro de campo, o Alvinegro ficou no empate por 1 a 1, com gol de Édson, e tudo ficou em aberto para a partida de volta, marcada para o Brinco de Ouro da Princesa uma semana depois.
#corinthians #timao #alvinegro #paulista #guarani
Só vive de passado agora!