17/7/2021 16:15

Quais as principais opções táticas que Giuliano oferece ao Corinthians ?

Grande contratação do ano, meia chega ao Timão para suprir carência na armação e reviver dupla de sucesso com Luan

Quais as principais opções táticas que Giuliano oferece ao Corinthians ?
Contratação de peso: Giuliano, ex-Internacional e Grêmio, chega ao Corinthians para ser titular absoluto no meio-campo. Primeiro reforço para a temporada 2021, o jogador de 31 anos é a bola a vez para suprir a grande carência da equipe desde a saída de Jadson e Rodriguinho: a armação das jogadas.



Com passagens de sucesso por Internacional e Grêmio, Giuliano chegou na Seleção Brasileira e fez carreira no exterior como um meia-armador com visão de jogo e boa finalização de média distância. A inteligência tática que mostrava em sua movimentação rendia elogios de treinadores, como Roger Machado e Tite.

Para o corintiano, o nome sempre foi visto com carinho. Foram várias sondagens, sendo a última no ano passado, quando o manteve no radar. Visto com admiração internamente, ele foi ventilado na época de Mano Menezes e Tite e desperta rivalidade: foi dele o gol que eliminou o São Paulo na Libertadores de 2010, para o Internacional.

Em campo, Giuliano já executou três papéis diferentes na carreira:

Meia central num 4-2-3-1
Meia avançado pela direita num 4-1-4-1
Meia direito, como um falso-ponta, também num 4-2-3-1


O papel mais frequente, tanto no início no Internacional como nas passagens por Zenit, Fenerbahçe, Al-Nassr e recentemente Istanbul Basaksehir, é a de meia-central na linha de três armadores.

Nesse espaço, ele procura o que Sylvinho chama de "zona limpa". É o espaço que sobra entre as linhas do adversário, chamado de entrelinhas mesmo. Giuliano se posiciona normalmente lá e atrás dos dois volantes do próprio time, o que o faz ter um papel de ligar o meio com o ataque, como na imagem.

Sua movimentação não fica restrita ao setor central. Ele pensa o jogo para os atacantes e percorre o campo inteiro, com predileção pelo lado direito. Por ser destro, ele recebe a bola com o pé virado para o centro e toca curto com os companheiros do setor, como o lateral, o volante e o centroavante que circula por lá. Ele é essencialmente um meia de 30 metros de campo, com muita capacidade de giro (recebe de costas e domina a bola para virar de frente), passe rápido e tomada rápida de decisão.

O mapa de passes-chave (assistências e toques que geraram finalização) mostram essa veia armadora de Giuliano: você vê que ele pensa o jogo por todo o campo, com o lado direito levemente mais procurado: são quatro toques diretamente para a pequena área, para alguém finalizar.

O setor direito também é onde se concentra uma mudança dos tempos de Grêmio: ele vem sendo cada vez mais incisivo no ataque. Ou seja: quando o time tá tocando bola lá atrás, ao invés de buscar dos zagueiros e dos volantes, ele prefere correr em direção ao gol e receber na frente, o chamado "passe futuro".

No Istanbul, essa jogada era tão frequente que o time se postava para Giuliano ficar quase que na mesma linha do lateral, fazendo o movimento de correr para frente e receber até do zagueiro, direto no ataque. Giuliano passou a ser um jogador que dá mais profundidade (opção à frente) do que armação ou cadência ao jogo ao longo dos anos.

Essa característica torna Giuliano bem diferente de Renato Augusto, nome procurado pela diretoria do Timão. Renato é um pensador do jogo, que busca a bola lá atrás, dos zagueiros, e dita o ritmo de cada ataque. Giuliano é quem recebe a bola e coloca o ataque para correr, seja com a assistência ou entrando na área para finalizar. A entrada na área é tão forte que mais da metade dos chutes a gols dados em 2021 foram assim, como você vê no mapa.

Os esquemas que Sylvinho pode usar para acomodar Giuliano
O Corinthians vem jogando num 4-1-4-1, aquele esquema famoso do espetacular time de 2015. A dinâmica, no entanto, é diferente. Cantillo vem sendo o "1" do esquema, com Gabriel e Vitinho logo à frente. Teoricamente, é nesse miolo que está a vaga de Giuliano. Mas onde?

A primeira opção é Sylvinho mudar o sistema para um 4-2-3-1, com Giuliano na mesma linha de Vital e Mosquito. Assim, ele faria as mesmas funções no Istanbul, o que diminui o tempo de adaptação, e provavelmente Vitinho sairia do time. E na defesa, o Timão faria duas linhas de quatro, com Giuliano mais avançado, como na imagem.


Outra opção é manter o 4-1-4-1, com Giuliano fazendo o mesmo papel de Vitinho e Gabriel: um meia armador que vai de área a área, como Elias era em 2015. Foi como Giuliano jogou na Seleção com Tite, e como já jogou em alguns momentos no Internacional. Nesse papel, Giuliano teria quase que as mesmas atribuições do papel atual. A diferença é que ele teria que percorrer mais metros em campo, pois recebia a bola mais perto da defesa. No Istanbul, eram raros os momentos que ele ia, de fato, buscar. Quando ia, o fazia de um volante, nunca do zagueiro. Veja na imagem.


O meia que vai de área-a-área interage mais com os defensores do próprio time, é quem fica mais tempo com a bola e cadencia o jogo. Nesse papel, Giuliano teria mais espaço e tempo para pensar, mas precisaria de adaptação - você aguentaria a ansiedade de vê-lo em campo?

Há ainda uma outra opção: manter o mesmo 4-1-4-1, mas inserir Giuliano como meia direito, no lugar de Gustavo. Era essa função que ele fazia no Grêmio em 2015 e 2016, sob o comando de Roger Machado. Hoje no Fluminense, o treinador surpreendeu ao colocar Giuliano pelo lado para manter sabe quem no time? Ele mesmo, Luan, a grande contratação de 2020 que ainda não rendeu o que a torcida espera.

Luan é um jogador extremamente específico. Ele não vai bem como ponta, não vai bem como meia que arma, não é centroavante...ele precisa de todo um contexto para dar certo: um time que abre espaço para ele girar e correr por dentro.

A sacada de Roger foi posicionar Luan como um falso-9, com Douglas como meia central e Giuliano saindo do lado para ser o "motorzinho" do time. Assim, o time encaixou, porque Douglas não se desgastava, Luan ficava esperando no centro e Éverton não tinha que recuar. Foi assim que ele jogou num de seus melhores jogos pelo Grêmio, a derrota de 3 a 4 para o Palmeiras, com dois gols dele.



O leque de opções é a típica dor de cabeça "boa" para Sylvinho. Seja como meia central, pela direita ou box-to-box, Giuliano é um acréscimo técnico ao time. Irá colaborar com sua inteligência tática acima da média e experiência de quem já jogou em vários cenários diferentes.

Nome de encher aeroporto, se não fosse a Covid, e que aumenta, com razão, as expectativas para o ano


VEJA TAMBÉM
- AGORA VEM? Patrocinadora é regularizada no Brasil e pode ajudar na contratação de Paul Pogba
- FALA, PROFESSOR! Emiliano Díaz fala sobre evolução do Corinthians
- VAI FICAR FORA! Lesão muscular afasta Gustavo Henrique dos próximos jogos do Corinthians









1725 visitas - Fonte: globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

andre luiz     

Tomara que o Corinthians volte a ter um camisa 10 de respeito

Kleber Vellenev     

Para toda sua base, e se tem esse dinheiro; porquê não trás o Guedes ou Romero de volta para jogar na ponta esquerda? Porquê não colocam o menino que fez sucesso na internet driblando todo mundo e com velocidade na esquerda? Porquê não olham para à Chapecoense, que acabou de subir para o profissional chamado Foguinho, camisa 10, dribla com facilidade e velocidade e manda bombas certeiras para o gol, não é como o Vitinho que só chuta para fora do estádio, tem passes e lançamentos rápidos e precisos, estão jogando direito no lixo pagando $ 800,000,00 reais para ter o Luan que não tem raça e nem vontade de jogar, façam alguma coisa com essa ameba, tentem trocar por Michael do Flamengo, coloquem mais uma meia dúzia de pés de rato juntos na troca, cadê os olheiros do Corinthians? Façam peneiras todos os dias, vão achar muito diamante perdido nas ruas!

Kleber Vellenev     

Não entendo; se tem dinheiro para pagar um milhão por mês de salários para o Giuliano e para o Renato Augusto, como devem 4 meses de auxílio salário para to

Kleber Vellenev     

Esse time não consegue jogar para frente, só sabe atrasar à bola e ficar todos na defesa, o time não é ruim, o problema é que o clube só contrata treinador amador!

Kleber Vellenev     

No lugar do grosso Vitinho!

Wilson Fernandes     

Se ele armar a jogada,passar a bola para o atacante em posição de gol e o atacante ao invés de ir pra cima dos zagueiros adversários voltar a bola la atras para os zagueiros não ira adiantar nada trazer Giuliano e Renato Augusto o time não sabe jogar pra frente

Paulo Vinícius     

matéria ótima! ténica e retórica! finalmente alguém que vestiu a camisa da seleção como reforço!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Dom - 18:30 - MorumBIS -
X
Sao Paulo
Corinthians

Paulista

Qua - 19:30 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Água Santa
publicidade
publicidade
publicidade