Nesta noite, às 19h (horário de Brasília), Corinthians e Atlético-MG se enfrentam na Neo Química Arena pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo coloca frente a frente dois nomes que poderiam ter sido parceiros no clube do Parque São Jorge ao lado de Roberto Carlos, mas por muito pouco não atuaram juntos: Fábio Santos e Dodô. Os dois laterais são peças importantes em suas atuais equipes e personagens do confronto em Itaquera.
Em 2010, quando o Corinthians exibia em seu elenco os craques Ronaldo e Roberto Carlos, o jovem Dodô, na época, com 18 anos, despontava como revelação e substituto natural na lateral-esquerda. O garoto chegou a fazer oito jogos com a equipe principal, trabalhou com Mano Menezes e Tite, mas não agradou a comissão técnica a ponto de se firmar no grupo que disputaria a Copa Libertadores do ano seguinte. O planejamento naquele ano era ter um nome mais experiente como substituto na posição.
O técnico Tite optou em emprestar o garoto para o Bahia, onde ganharia mais experiência, teria mais minutos em campo. A cessão ao Tricolor de Aço aconteceu no dia 17 de dezembro de 2010, justamente porque o Corinthians já negociava com Fábio Santos — na época com 25 anos e atuando no Grêmio após passagens por Japão e França. O lateral, que viria a ser o substituto de Roberto Carlos, assinou com o Timão no dia 12 de janeiro de 2011.
Dali em diante, Fábio Santos enfrentou a pressão após a queda na Copa Libertadores 2011 ainda na fase preliminar do torneio, para o modesto Tolima, da Colômbia, mas depois se firmou na equipe e empilhou taças: Campeonato Brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes, Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana. No mesmo período, Dodô sofreu uma grave lesão, ficou meses parado, mas assinou com a Roma, da Itália.
O jogador formado no terrão do Parque São Jorge passou ainda por Internazionale e Sampdoria até retornar ao Brasil para jogar no Santos, onde finalmente ganhou prestígio no cenário nacional. O lateral passou pelo Cruzeiro, teve seu nome sondado no próprio Corinthians na temporada passada, e atualmente defende as cores do Galo.
No jogo desta noite, os quase parceiros Fábio Santos e Dodô serão peças importantes na partida em Itaquera. Empolgado pela contratação de Giuliano e a movimentação no mercado, o Corinthians tenta sua segunda vitória em casa nesta edição do Campeonato Brasileiro para se firmar na primeira metade da tabela de classificação.
O Galo, focado no mata-mata com o Boca Juniors pela Copa Libertadores, vem para a capital paulista com um time misto. Apesar disso, a equipe comandada por Cuca é a terceira colocada no Brasileirão e, uma vitória fora de casa na Neo Química Arena, representaria igualar o líder Palmeiras no número de pontos e gerar confiança para o duelo decisivo com os argentinos no meio da semana que vem.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.