Um dos grandes ídolos da história recente do Corinthians realizava sua última partida pelo clube há exatos nove anos. No dia 8 de julho de 2012, o multicampeão e artilheiro Liédson vestiu o manto alvinegro pela última vez em sua carreira, envergando-o em uma partida do Campeonato Brasileiro daquele ano – e como bom artilheiro, foi às redes em sua despedida.
Na ocasião, o Levezinho havia acabado de ser campeão da Conmebol Libertadores com o Timão quatro dias antes. Ele, no entanto, já tinha acertado a sua saída do clube. Ainda assim, entrou em campo como titular contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, como vinha fazendo durante a fase final do torneio continental.
Fora de casa, o Alvinegro tinha um jogo difícil em virtude da ressaca pós-título da Libertadores. Tanto que o primeiro gol saiu somente aos 30 minutos do segundo tempo. Douglas fez boa jogada na intermediária e encontrou Marquinhos dentro da área. O zagueiro, que naquele dia atuou de volante, cruzou. A bola bateu na zaga, mas sobrou livre para o camisa 9, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
O Coringão ainda sofreu um gol aos 44 minutos do segundo tempo, que selou o resultado final daquela partida. Mas para Liédson, já era uma despedida digna do grande futebol que o atacante luso-brasileiro apresentou pela equipe corinthiana em suas duas passagens.
A primeira ida do Levezinho para o Timão foi no começo de 2003. Em uma passagem-relâmpago, ele atuou no clube durante o primeiro semestre e teve tempo de ser campeão do Paulistão. Na ocasião, marcou 22 gols em 38 jogos até ser vendido para o Sporting (POR), onde ficou por pouco mais de sete anos e, inclusive, o fez ser naturalizado português e convocado para a seleção do país.
No início de 2011, decidiu deixar Portugal e voltar para o Corinthians. Em boa forma física e técnica, rapidamente tornou-se titular e comandou a equipe na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. Depois, em 2012 iniciou a temporada como titular, mas acabou sofrendo com problemas físicos constantes e foi perdendo espaço ao longo do semestre.
Liédson encerrou assim, com o gol marcado no empate com o Sport, sua segunda passagem pelo Timão completando 111 jogos e 50 gols – muitos deles de cabeça, apesar de medir apenas 1,76m e ter um porte físico bem leve. Ele encerrou a carreira no futebol em setembro de 2013, após rápida passagem pelo Porto (POR) e posterior retorno ao Brasil, aos 35 anos.
#corinthians #timao #alvinegro #liedson