As discussões sobre uma possível liga independente no futebol brasileiro não ficaram restritas ao primeiro contato. Pelo contrário, se a primeira reunião mobilizou 19 clubes, o segundo encontro, que vai acontecer na próxima segunda-feira (28), em São Paulo, terá a presença das 40 instituições esportivas das Séries A e B. Ao contrário da Superliga Europeia, não se trata de uma ruptura com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas sim de um trabalho em conjunto.
Algumas questões centrais serão discutidas pensando na organização do Brasileirão de 2022. Por exemplo, como pagar o VAR, como montar um novo sistema jurídico e pagar taxas de arbitragem. Ainda não se fala em mudança de calendário e, no primeiro momento, a proposta será fortalecer a liga empresarialmente. Assim, contratos de televisão só serão negociados em 2024.
Embora a intenção não seja romper com a CBF, as instituições esportivas vão debater como participar do processo de sucessão da entidade e sobre a escolha do novo presidente - Rogério Caboclo deverá ser afastado definitivamente depois das denúncias. O principal objetivo dos times participantes é organizar o Campeonato Brasileiro a partir de 2022, sem ruptura de contrato. O Sport faltou à primeira reunião, mas será representado virtualmente no segundo encontro.
LIGA INDEPENDENTE, CBG, CLUBES SÉRIE A, SÉRIE B, UNIÃO DOS CLUBES
Isso é uma piada. Nao vai ser liga independente porra nenhuma. Vao ficar na dependência da CBF. Pra que tsnta reunião?? Se tudo vai continuar como antes.