O Corinthians vai até o Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras, às 19h, neste sábado, pela terceira rodada do Brasileirão-2021. No banco de reservas, o clube terá um profundo conhecedor do Dérbi: Sylvinho, que apesar dos mais de 20 duelos com o rival como jogador, terá sua primeira experiência no clássico na função de treinador. Ele sabe que o jogo é totalmente diferente dos outros.
Contratado recentemente pelo Timão, Sylvinho tem apenas quatro partidas como treinador alvinegro, mas seu passado no Parque São Jorge como atleta e muito mais extenso. Foram 269 jogos com a camisa corintiana entre 1993 e 1999 e cinco títulos oficiais conquistados nesse período glorioso.
Entre essas partidas, obviamente, ele cruzou várias vezes com o maior rival do Corinthians: o Palmeiras, adversário desta noite. Ao todo, entre 1995 e 1999, o ex-lateral-esquerdo disputou 21 Dérbis e acumulou um retrospecto bastante equilibrado contra o Verdão. São seis vitórias, nove empates e seis derrotas, 42,9% de aproveitamento, se considerarmos três pontos por triunfo.
Se o confronto de Sylvinho contra o Palmeiras é equilibrado, não se pode dizer o mesmo em relação a títulos, já que ele foi feliz em duas finais contra o rival: no Paulistão de 1995 e no Paulistão de 1999 (jogo das "embaixadinhas" foi a sua despedida dos Dérbis antes de ir para o Arsenal). Em contrapartida, ele acabou levando a pior nas quartas de final da Libertadores daquele ano, quando bateu e converteu um dos pênaltis na eliminação corintiana.
Como as informações acima mostram, Sylvinho pegou os tempos áureos do Dérbi na segunda metade dos anos 90, com direito a finais de Paulistão, duelos épicos pela Libertadores e até batalha campal provocada pelas embaixadinhas de Edílson Capetinha. Por tudo isso, o treinador sabe o tamanho do clássico.
- Jogo diferente, conheço a casa, e ele vai ser tratado dessa maneira. Pouco tempo e a gente vai trabalhar o pouco tempo que tem. Tanto a preparação tática, recuperação dos atletas, empenho e evidentemente essa diferença, porque o jogo ele é diferente, de um grande nível - disse o técnico em coletiva.
Depois de 26 anos de seu primeiro Dérbi como jogador, em maio de 1995, Sylvinho vai encarar o seu primeiro clássico contra o Palmeiras como treinador, uma experiência nova, mas carregada de conhecimento e envolvimento com esse duelo. Se o comandante alvinegro conseguir levar todo esse conteúdo e esse espírito aos atletas, certamente será um passo enorme para o sucesso.
Números de Sylvinho no Dérbi
21 jogos
6 vitórias
9 empates
6 derrotas
2 títulos (Paulistão-1995 e Paulistão-1999)
Primeiro: Palmeiras 3 x 1 Corinthians - 21/5/1995 (Pacaembu) - Paulistão
Último: Palmeiras 2 x 2 Corinthians - 20/6/1999 (Morumbi) - Final do Paulistão
Fonte: Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte
NÃO GOSTO DOS LATERAIS .NEM FAGNER .NEM FÁBIO SANTOS SABEM MARCAR ..SOBREVIVE PELAS DECIDAS ..MAIS NADA ..
Quando o Mancine consegue o milagre de arrumar esse elenco,ele sai por teimosia e colocam um cara que parece que não sabe de nada.
Apanhar de novo
Esse burro aprendiz de técnico vai levar uma surra fudida hoje, se colocar o Camacho, Ramiro e Jô fralda cagada, vamos ser goleados, para ele o Ramiro e o Camacho são de seleção, kkkkkk