O Corinthians estreou um goleiro que veio a marcar época com a camisa do clube exatamente 70 anos atrás. Em 26 de maio de 1951, o goleiro Gylmar dos Santos Neves faria o primeiro jogo pelo clube onde não só seria titular absoluto, mas permaneceria por dez temporadas e realizaria quase 400 jogos.
Naquele momento, Gylmar chegava ao Timão junto com um outro histórico atleta do clube, Carbone, para a temporada 1951. Curiosamente, chegaria ao clube longe da melhor fase, tendo sido o goleiro mais vazado de sua antiga equipe, o Jabaquara. Não era o principal atleta da negociação que o envolveu: Ciciá era a bola da vez, mas este acabou passando sem brilho pelo Alvinegro.
Já o goleiro iniciou, em um amistoso contra o carioca Madureira, sua trajetória com a camisa alvinegra. Participaou da vitória corinthiana por 8 a 2, no estádio do Pacaembu. Depois, no entanto, teve um início complicado e voltou ao banco de reservas, vendo de lá a conquista do título do Paulistão de 1951.
Sua manutenção no time titular ficou, então, para 1952. Ele começou o ano bem e não mais largou o posto, e sua grande fase à frente da meta corinthiana o levaria inclusive para a Seleção Brasileira, onde participou das Copa do Mundo de 1958 e 1962. Gylmar deixou o Timão após 395 jogos em 1961, quando voltou à sua cidade natal e foi defender o Santos.
#corinthians #timao #alvinegro #gylmarsantos