O Corinthians iniciava uma longa história de rivalidade e, na maior parte do tempo, de vitórias contra um dos seus maiores adversários há exatamente 90 anos. No dia 25 de maio de 1930, foi disputada pela primeira vez uma partida entre o Alvinegro e o São Paulo Futebol Clube, que então possuía outro nome.
Fundado em 1910, o Alvinegro já tinha uma história vitoriosa, com conquistas de sete títulos paulistas até aquele ano – em que inclusive ganharia pela oitava vez. O rival, ao contrário: havia sido fundado quatro meses antes, então sendo chamado de São Paulo da Floresta.
As duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Paulista daquele ano. Dentro de campo, o Timão escalava uma equipe que já era consagrada pelo bicampeonato estadual em 1928 e 29. O técnico Virgilio Montarini levou a campo o goleiro Tuffy; a linha de defesa com Grané, Del Debbio, Nerino e Munhoz; o meio-campo tinha Guimarães mais recuado, Neco e Rato mais ofensivos; os pontas eram Filó pela direita e De Maria pela esquerda, com Gambinha centroavante.
O Coringão começou bem o primeiro Majestoso de sua história, e logo aos 17 minutos os presentes no estádio Alfredo Schürig viram o gol do time da casa ser marcado por Gambinha. O rival, que tinha como destaque Friedenreich, conseguiu empatar três minutos depois, com gol do meio-campista Siriri.
No segundo tempo, com mais pressão alvinegra por atuar em casa, o Timão foi para cima e voltou a ficar na frente do placar aos 28 minutos, com gol de Filó. O placar do jogo não mudou mais, e o Alvinegro venceria o confronto que, mal sabiam os dois times, iria se repetir mais de 300 vezes na história – e mais uma vez naquele ano, em dezembro, com um empate em 1 a 1.
Em 91 anos de clássico Majestoso, o Corinthians venceu o rival 131 vezes, empatando 111 e sendo superado em 106 ocasiões até aqui. Foram 499 gols marcados e 470 sofridos. A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi no Campeonato Paulista de 2020, onde, no estádio do Morumbi, o Timão atuou como visitante e empatou por 0 a 0.
A última vitória corinthiana no confronto veio em partida ocorrida em 13 de dezembro de 2020. Naquele dia, a Neo Quimica Arena recebeu um triunfo alvinegro pelo Campeonato Brasileiro que terminou 1 a 0, gol marcado por Otero, e com as arquibancadas vazias em virtude da pandemia do Coronavírus/Covid-19. O último embate, por sua vez, foi em 2 de maio, com empate por 2 a 2 pelo Paulistão – Luan e Gustavo Silva foram às redes.
Corinthians e São Paulo formam um dos maiores clássicos do país, que já decidiu diversos campeonatos estaduais, com destaque para os de 1982 e 1983, com o time da Democracia Corinthiana. Os pontos mais gloriosos da disputa vieram, no entanto, no título do Timão no Campeonato Brasileiro de 1990 e na conquista da Recopa Sul-Americana de 2013, torneio que opõe os campeões da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana do ano anterior.
#corinthians #timao #alvinegra #majestoso