O dia 20 de maio marca o início da conquista de um título estadual do Corinthians há exatos 20 anos. Nesta data, o Alvinegro começou a disputar a final do Campeonato Paulista de 2001, entrando em campo para a partida de ida contra o Botafogo-SP.
Em terceiro lugar na primeira fase do estadual daquele ano, o Timão chegou à final superando o Santos na semifinal com um empate por 1 a 1 como mandante e uma vitória por 2 a 1 como visitante. Enfrentou o Botafogo, que derrotou a Ponte Preta também com uma vitória e um empate.
No estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Timão entrou no gramado com o onze inicial escalado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo com: Maurício; Rogério, João Carlos, Scheidt, Kleber; Otacílio, André Luiz, Ricardinho, Marcelinho; Paulo Nunes, Ewerthon. Ainda entraram Gil, Emerson Pereira e Andrezinho na segunda etapa.
Apesar da disparidade entre os dois times, o Botafogo fazia justiça ao status de finalista do estadual e fez jogo duro no primeiro tempo, empatado sem gols. Só na segunda etapa o Coringão abriu o placar com Marcelinho em um golaço de falta aos 14 minutos. Depois, o próprio camisa 7 ampliou aos 28, e dois minutos depois João Carlos completou cobrança de escanteio com forte cabeçada e estufou a rede, dando números finais ao confronto de ida da decisão estadual.
#corinthians #timao #alvinegro #paulistao #2001