Um dos principais nomes da história do Corinthians marcou seu último gol com a camisa alvinegra em um dia 22 de abril, 15 anos atrás. Ricardinho, habilidoso e inteligente meia ofensivo, balançou a rede em partida alvinegra contra o São Caetano pelo Campeonato Brasileiro de 2006.
Ricardinho havia retornado ao Timão no início daquele ano. Naquela ocasião, o Alvinegro entrava em campo no Pacaembu com o onze inicial do técnico interino Ademar Braga escalado com: Silvio Luiz; Coelho, Marcus Vinicius, Betão, Rubens Junior; Marcelo Mattos, Mascherano, Carlos Alberto, Ricardinho; Tevez e Nilmar.
O Timão abriu o placar da partida, válida pela segunda rodada do Brasileiro daquele ano, com Tevez sofrendo e marcando de pênalti aos 19 minutos. Ricardinho teve uma chance de marcar ainda na primeira etapa em bela jogada dentro da área pela direita, quando driblou um marcador e chutou por baixo do goleiro, mas o zagueiro salvou quase em cima da linha.
Mas ele marcaria o seu gol somente no segundo tempo, aos 11 minutos. Eduardo Ratinho sofreu falta na entrada da área pela meia direita. O camisa 11 cobrou com muita perfeição e marcou o segundo tento alvinegro. E com o jogo praticamente já definido, aos 44 minutos Roger deu números finais ao embate o jogo que, depois, ficou marcado como o do último gol de Ricardinho, que deixaria novamente o clube, rumo ao futebol europeu.
Esta foi a mais curta das passagens do meia com a camisa corinthiana. Revelado pelo Paraná Clube em 1995, ele atuou no futebol francês antes de chegar ao Timão em 1998. No clube alvinegro, rapidamente ascendeu ao time titular e foi campeão do Brasileirão naquele ano. Depois, conquistou o Paulistão e o torneio nacional em 1999, além do Mundial em 2000, no que foi um dos melhores times da história do clube.
Após a saída de muitos dos atletas que marcaram época entre 1998 e 2000, Ricardinho permaneceu no time e foi campeão do estadual de 2001. Depois, levantou a taça do torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil em 2002, sendo inclusive convocado para disputar a Copa do Mundo daquele ano com a Seleção Brasileira em substituição a Emerson, cortado um dia antes do início do torneio.
Marcado em sua primeira passagem no Timão com a camisa 11, ele anotou 66 gols e entrou em campo 277 vezes, certamente eternizando seu nome entre os meias de mais qualidade a vestirem o manto alvinegro em quase 111 anos de história. Atualmente, ele é comentarista de TV, depois de ter sido técnico em equipes das séries A e B do Brasileirão.
#corinthians #timao #alvinegro #ricardinho