6/3/2021 15:41

[CASAGRANDE] Rivalidade, decisões e lembranças de Corinthians x Ponte Preta

Minha história com a Ponte começa depois do tri da Seleção em 1970

[CASAGRANDE] Rivalidade, decisões e lembranças de Corinthians x Ponte Preta
A rivalidade entre Corinthians e Ponte Preta começou a ficar séria e com jogos decisivos no Campeonato Paulista de 1977, quando o time do Parque São Jorge quebrou o tabu de 23 anos sem títulos paulistas vencendo a Ponte na final em três jogos.



O primeiro o Corinthians venceu por 1 x 0, com o famoso gol de “ cara” do Palhinha, num lançamento espetacular do saudoso Adãozinho. No segundo jogo, que ainda é o recorde de público do Morumbi (146.082 pagantes), a Ponte venceu de virada, por 2 x 1. O gol do Corinthians foi do Vaguinho, o time de Campinas empatou com um golaço de falta do Dicá e virou com Rui Rei – e eu estava lá junto com a massa corintiana porque todos pensávamos que o Corinthians seria campeão nesse jogo.

E o terceiro jogo, o do título, foi 1 x 0 com o gol do verdadeiro “Pé de Anjo”, Basílio, e finalmente veio o título tão esperado pelos fiéis torcedores. Mas tenho que ressaltar, a Ponte Preta tinha um timaço, e muitos acham que era melhor que o Corinthians.

Mas a minha história com a Ponte começa em 1970: eu tinha 7 anos, o Brasil tinha sido tricampeão do mundo no México, com a melhor seleção de todos os tempos, e nesse time jogava o meu grande ídolo, Rivellino. Assisti a todos os jogos dessa Copa, fiquei encantado com a maravilha que é o futebol, e meu pai, Walter, me levou para assistir na “Fazendinha” o primeiro jogo do Corinthians depois da copa.

Era a volta do Ado (goleiro) e do Riva, que estavam na Copa, e o jogo foi Corinthians 1 x 1 Ponte Preta, gols do Lima (Corinthians) e Manfrini (Ponte). O Ado jogou e o Rivellino, Reizinho do Parque, só deu a volta olímpica num estádio lotado. E eu estava lá.

Já a minha primeira partida contra a Ponte como profissional foi no Moisés Lucarelli, estádio da Ponte Preta, no Campeonato Paulista de 1982. Foi muito difícil, muita rivalidade, grandes times, me lembro bem desse jogo. Eu fiz o gol do Corinthians numa jogada que o Magrão (Sócrates) tentou fazer uma tabela comigo, o zagueiro cortou, mas a bola voltou para ele e bateu de fora da área. O goleiro Carlos soltou, e eu entrei atacando a bola e fiz o gol. Depois o jogo se equilibrou, e a Ponte empatou no final com o lateral Toninho Oliveira.

São essas as minhas lembranças desse confronto. Os dois times ainda fizeram as finais de 1979 e de 2017, sempre com o Corinthians levando o título.





Corinthians, Casagrande, Timão, Ponte Preta


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4350 visitas - Fonte: GloboEsporte/ Casagran

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade