Vagner Mancini, técnico do Corinthians: um dos destaques da série "Acesso Total", da Globo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Com o sucesso do "Acesso Total", que mostra detalhes da temporada 2020 do Corinthians de uma forma como nunca havia sido feito antes, o projeto deverá virar uma franquia na Globo. Inspirado em programas como o "All or Nothing" (Amazon Prime) e o "Sunderland Til I Die" (Netflix), o documentário fica no ar no SporTV até o dia 22 deste mês de março e está disponível nas plataformas digitais de Esporte da emissora.
A coluna apurou que existe um projeto para fazer o mesmo tipo de série com outros clubes nos próximos anos, retratando a pluralidade e a diversidade de realidades nos times em um país de dimensão continental. A Globo entende que a viabilização de um projeto desse porte não é fácil, mas considera que o retorno obtido com o programa sobre o Corinthians foi muito interessante e que vale o investimento e a negociação necessários.
A negociação para a realização do "Acesso Total" começou no início de 2020 e foi tocada pelos executivos do escalão mais alto do Esporte da Globo diretamente com mandatários do Corinthians. A emissora e o Timão chegaram a um acordo referente a um valor financeiro por direitos de imagem e licenciamento de marca.
Ao blog, a Globo confirma esse contrato, mas não detalha os valores pagos. "Como é normal em produções desse tipo, houve um acordo com o clube para a captação do material, mas não divulgamos detalhes de contratos", informou o canal. Uma das coisas que mais impressionou os responsáveis durante a produção do documentário foi a animação dos jogadores com o projeto. Por ser algo pioneiro no mercado brasileiro, os contratados do Corinthians gostaram de participar e fazer parte de tudo.
Contando todo o processo de captação de imagens e montagem dos cinco episódios do programa, foram seis meses de trabalho aproximadamente.
O foco da produção foi o segundo turno do Campeonato Brasileiro. O "Acesso Total" faz parte da meta do Esporte da Globo de ter mais projetos especiais. Reforçando essa proposta, também foi realizado o documentário "Doutor Castor", produção sobre o bicheiro Castor de Andrade, que foi muito ligado ao futebol do Rio de Janeiro.
"Outras produções estão a caminho. São projetos que reforçam nossa experiência em contar boas histórias, em qualquer tipo de narrativa", explica Renato Ribeiro, Diretor de Conteúdo do Esporte da Globo, no comunicado que anunciou o documentário. "Acesso Total" tem direção e roteiro dos jornalistas Edgar Alencar e Victor Pozella. O SporTV apresentará os três últimos episódios do programa nas próximas três segundas, às 21h, antes do "Bem, Amigos!".
Corinthians, Timão, Acesso total
Cadê o dinheiro da Globosta? Cadê à transparência ?
Infelizmente os dirigentes do Corinthians não sabem valorizar o potencial de marketing do clube,eles adiantam a cota da televisão e depois ficam reféns da mesma.