O Grupo Globo e a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmaram nesta sexta-feira (11) que fecharam acordo para a exibição dos dois jogos finais do Campeonato Paulista Feminino de Futebol 2020, que irá acontecer entre os dias 13 e 20 deste mês de dezembro, ambos às 11h.
LEIA TAMBÉM: Com Duílio na presidência, veja qual deve ser o futuro de Mancini no Timão
É o primeiro acordo que a emissora faz para o futebol feminino após anunciar a contratação de Renata Silveira, narradora que fará transmissões de futebol a partir do ano que vem, incluindo torneios nacionais de mulheres.
Os valores não foram detalhados. As duas partidas serão disputadas por Ferroviária e Corinthians, numa revanche da final do Brasileirão Feminino 2019, que foi vencida pelo clube de Araraquara, no interior de São Paulo, nos pênaltis.
A equipe de transmissão ainda não foi definida. No ano passado, também devido ao grande interesse do público, a Globo também exibiu a final do estadual feminino para todo o Brasil - mas apenas a partida de volta, vencida pelo Corinthians.
Com a compra da Globo, o Paulistão Feminino terá exibição em todas as plataformas. Na TV aberta, a transmissão será na TV Cultura. No Rádio, a CBN confirmou que fará os jogos. No streaming, o jogo será gerado pelo Facebook.
O fato prova o crescimento do interesse do público na modalidade. No último domingo (6), com a exibição de Corinthians x Avaí/Kindermann, pela final do Brasileirão Feminino 2020, a Band obteve sua melhor audiência desde 2017 no horário de exibição - das 20h às 22h. Foram 4 pontos de média com picos de 5.
No futebol nacional, a Globo projeta adquirir jogos do Brasileirão Feminino em 2021. A ideia era que os jogos femininos ocupassem o horário das manhãs de domingo no lugar da Fórmula 1, que não teria seu contrato de transmissão renovado. Mas, após mudanças repentinas, a Globo já negocia com a Liberty Media, dona da categoria, a extensão deste acordo com a categoria de automobilismo.
Mesmo com isso, a emissora segue interessada e estuda um novo horário para exibição do futebol feminino em TV aberta. O plano da Globo é adquirir os direitos do Brasileirão feminino e mostrar um jogo por rodada na TV aberta em um horário mais acessível, enquanto outros seriam mostrados na TV paga.
Outro ponto é que o grupo de comunicação acha que pode ajudar na profissionalização do produto no Brasil. Internamente, profissionais mulheres da emissora pedem que a competição seja olhada com carinho, para cativar um novo público. Também atiçando a curiosidade de seu telespectador, a Globo passou a cobrir o dia a dia dos times envolvidos na liga nacional, com reportagens em programas como Esporte Espetacular e Globo Esporte.
Corinthians, Feminino, Globo, Transmissão, Paulistão, Timão
Que boa notícia; Isso vai fazer crescer o futebol feminino; E o mais importante; É que é lindo ver às nossas moças do Corinthians jogar, está melhor que o Masculino, pés de rato!er crescer o futebol fe
Fudeu. Entrou a globolixo e agora as minas terão que jogar nos horários impostos por eles. Jogar final de campeonato às 11:00 hs é uma verdadeira sacanagem. Tomara que não faça muito calor. TNC globolixo
FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIER, TELECIINE, COMBATTE E CONMEBOL TV PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAP 11967425209