23/11/2020 08:06

Corinthians tem ao menos três motivos para se animar com empate em casa

Mancini acerta ao falar em possibilidade de jogo ser o "divisor de águas" no Timão

Corinthians tem ao menos três motivos para se animar com empate em casa
Vagner Mancini parece ter bastante razão ao dizer que o empate sem gols com o Grêmio, na noite do último domingo, pode ser um divisor de águas para a equipe no Campeonato Brasileiro.

De fato, o Timão contou com três elementos importantes para se segurar na Neo Química Arena: destaques individuais, organização tática e força mental.


Na tabela, porém, a situação segue complicada: o Timão está a dois pontos da zona do rebaixamento do Brasileirão e tem na próxima quarta-feira, contra o Coritiba, fora de casa, uma missão importante para se livrar da possibilidade de voltar às últimas posições da tabela.

O primeiro ato

Mesmo com o retorno de Xavier após cumprir suspensão, Mancini optou por uma equipe com Gabriel na contenção à frente da zaga. Cantillo e Jonathan Cafú ganharam suas primeiras chances entre os titulares.

Já Matheus Davó teve a quinta oportunidade seguida entre os titulares. Não era, contudo, o dia do garoto. Logo nos primeiros minutos, foram diversas intervenções do técnico e dos companheiros pedindo concentração ao jovem atacante ao avançar a linha de marcação ainda no campo de ataque.

Foram 28 minutos entre o começo do jogo e a expulsão de Marllon, que terminou com a troca de Davó por Bruno Méndez. Mesmo com um a menos, o Corinthians colocou em prática o primeiro ato para se manter nos trilhos: organização.

Com duas linhas de quatro jogadores e Luan postado um pouco mais à frente, o time conseguiu conter o ímpeto do Grêmio pura e simplesmente por estar organizado. Concentrado, o Timão se dedicou a marcar e organizar saídas rápidas. Deu certo quando apostou na dupla Luan-Fagner.

Segundo ato

Melhor em vários momentos do jogo, o Corinthians se apoiou em destaques individuais. Alguns de análise mais fácil, como o lateral-direito Fagner, apoiando o ataque tanto pelas beiradas quanto pelo meio e dono da melhor chance da equipe no jogo (defendida por Vanderlei).

Outros de análise mais complexa, como Gabriel, o maior ladrão de bolas do jogo com oito desarmes e excelente posicionamento defensivo no meio de campo. Sustentação para um time sendo pouco a pouco minado pelas circunstâncias da partida.

Nenhum deles, porém, melhor no jogo do que Luan: 30 passes certos, três desarmes, duas finalizações e uma enorme capacidade de adaptação às mudanças impostas pela partida. O crescimento do futebol do camisa 7 pode ser fundamental para o sucesso futuro da equipe.

Terceiro ato

Vislumbrar uma vitória com um a menos diante de um forte rival já era cenário interessante para a Fiel torcida e foi ganhando corpo nos primeiros minutos da etapa final. Mas se perdeu na expulsão de Otero, aos 20 minutos. Eis que mais uma vez foi colocada à prova a força mental no jogo.

Manter o nível de concentração durante 90 minutos é tarefa árdua. Perder um jogador complica a missão. Dois, então, torna quase impossível. Mas, para o Corinthians, deu certo no jogo contra o Grêmio. A dez minutos do fim, a chance mais perigosa foi do Timão.

Fechado atrás, compacto e com mudanças sem perder a qualidade, a equipe suportou a pressão. Passou no teste do que pode ter sido a virada no campeonato.

Os números do Corinthians no jogo:

32% de posse de bola
6 finalizações
232 passes certos
61 passes incompletos
28 desarmes

Mas foi tão bom assim?

Não. Nem tudo são flores para o Corinthians. Há muito o que se melhorar. O Timão ainda não venceu no mês de novembro e está em um jejum de três jogos sem vitória no Brasileirão.


Algumas posições do time ainda parecem mal resolvidas, como a ponta, e o excesso de desfalques toda a rodada não facilita o trabalho de Vagner Mancini. Para a próxima quarta-feira, o treinador já sabe que não terá Otero, Cantillo e Marllon à disposição, todos suspensos.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2532 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Ocimar Melo     

Juiz nos prejudicou. Esse d Cafu nao tem bola p jogar no timão. Nao da gente. Marlon tmbm não da. Marlon, Davo e Cafu. Nao da gente. Marlon nao é por causa da explosão nao. Pq é ruim mesmo.

Wilson Fernandes     

Davó pra vc ser um otimo atacante, um talismã no ataque do Corinthians aprenda algumas coisas,não jogar com medo do adversário, não jogar enfiado na marcação do adversário, no esquema que o Mancini montou vc esta livre para fugir da marcação isso se chama habilidade, não é o Mancini que tem que ditar qual posição vc tem que estar,comece trabalhar forte em cima desses detalhes quem sabe na outra temporada vc volte aquele atacante cobiçado por todos boa sorte mlk.

Esse cafu é ruim

Marco Antônio     

É complicado jogar com 11 em campo imagina com 9 agora essas arbitragem tudo vagabundo soquer complicar o Corinthians se bobear vai cair de novo ai segura os antes nós corintiano não merecemos isso

Felipe Santos     

Se tiver essa raça em todos os jogos e o Luan continuar evoluindo com está aos poucos, Corinthians consegue brigar pelo G6

Olair Cassiano     

Não entra com o luan jogando todas as vezes que o time entra jogando com ele o time sofre

Onivaldo Amaral     

Time horroroso a briga é seríssima contra o rebaixamento!

Edynaldo Leite     

Olha sem muito clubismo, o juiz acertou nas duas expulsões, o tal do Marlon quase arrancou a perna do cara teria que ser proibido esse tipo de trava de chuteiras, o Otero ja tinha cartão amarelo e faz aquela lambança alem de ser expulso quese arruma um penalti pro gremio é so analizarem o lance com mais frieza e3que quando é a nosso favor a gente não vê lembren se que ja ganhamoscopa do brasil com ajudado Simon

Paulo Rodrigues     

Jogar contra 12 é complicado parabéns aos jogadores e treinador comissão

Edynaldo Leite     

O unico motivo que tem que ter ê em não cair

Ivo Pereira     

Quarta feira o Corinthians tera que jogar muita bola para não se complicar na tabela, porque ficará com dois jogos a mais no campeonato de alguns clubes que estão abaixo na tabela.Vai Corinthians

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade